QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666

Palabras clave:

Currículo, Experiência, Ofícios, Formação continuada, Oficina pedagógica

Resumen

O artigo refere-se a um processo investigativo que busca problematizar a formação continuada dos professores da disciplina de Ofícios. A pesquisa nos possibilita defender a disciplina de Ofícios como aquela que permite a articulação de diferentes saberes dentro do currículo escolar: um currículo em rede que se tece nas interconexões dos saberes escolares com os saberes da comunidade. Metodologicamente tomamos as “Oficinas Pedagógicas” como dispositivo de investigação-formação e apostamos na formação do professor pesquisador de sua própria prática. Na pesquisa, há um processo de problematização que permite um movimento incessante de questionamento, produzindo respostas e criando possibilidades (experimentação) de produção de conhecimento novo. Tomando como referência as contribuições de Santos, Freire, Larrosa, Sennett, Rugiu, Castiano, Ngoenha, Viegas e Brandão, afirmamos que a disciplina de Ofícios, por seu caráter eminentemente transversal, se constitui num dispositivo que alarga e/ou rompe com as fronteiras disciplinares do currículo prescrito/instituído; o que exige que a formação inicial e continuada dos professores que ministram Ofícios, seja pensada/praticada em também em rede, a partir das práticas microbianas no cotidiano das escolas. Entendemos que a formação continuada se dá no cotidiano da escola e implica a interação, o diálogo e outra forma de organização escolar.

Biografía del autor/a

Carmen Lúcia Vidal Perez, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense . Como professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF atua no campo de confluência Estudos do Cotidiano da Educação Popular. É membro da equipe de pesquisadoras do GRUPALFA - Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos e Alunas das Classes Populares, desde 1988 e coordenadora do GEPEMC - Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Memória e Cotidiano. É membro do Comitê Científico Internacional do Dotctorado en Educación. Programa específico de alta formación en Investigación y (Auto)biográfica en Educación, Universidad de Bueños Aires- Argentina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professores, estudos do cotidiano escolar, estudos da cognição e da aprendizagem e estudos das infâncias.

Adelino Inácio Assane, Universidade Rovuma

Possui Doutoramento em Educação pela Universidade Federal Fluminense - Brasil (2017) e Pós doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestrado em Educação/Formação de Formadores (2012) e Licenciatura em Pedagogia e Psicologia (2006) pela Universidade Pedagógica de Moçambique. É membro fundador do GEPECE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma- Nampula onde é docente nos cursos da graduação e pós graduação desde 2005. É igualmente membro fundador da AMEA (Associação Moçambicana de Estudos Aplicados).

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Perez, C. L. V., & Assane, A. I. (2022). QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA. EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666

Número

Sección

Artigos