PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688

Palabras clave:

Percepção, Qualificação profissional, Medidas socioeducativas

Resumen

A temática da qualificação profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas apresenta na legislação amplos aspectos de orientação a práticas. Dentro da literatura existem poucos registros sobre instituições de ensino e práticas que tenham efetivado programas para atender a esta demanda. Objetivou-se analisar as possibilidades de transformação social da vida dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma na qual foram entrevistadas pessoas chave que participaram do programa. Conclui-se que neste estudo de caso a aprendizagem da qualificação profissional oportunizou a transformação da realidade social dos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Porém dentro da estrutura dialógica que organiza a vida dos adolescentes nas situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas. Consideramos que tal prática ainda não representa a solução para a complexidade do contexto social e suas demandas.

Biografía del autor/a

Mario Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino técnico, escola de aprendizes artífices do paraná, ensino profissional e ensino médio.

Stephanie Freires Bastos, Federação das Industrias do Estado do Paraná

Possui Bacharelado em Pedagogia (2007), pela Universidade Federal do Paraná. Especialização Área: Educação Infantil e Séries Iniciais (2010), pelo Grupo Uninter e Gestão de Organizações Educacionais (2013), pela Universidade Positivo. É Gerente de Unidade SESI/SENAI PR onde desenvolve atividades gerenciais de negócios de uma Unidade Operacional. Já atuou como coordenadora técnica de negócios no Senai - PR onde coordenou a área educacional de uma unidade. Trabalha na área educacional há mais de dez anos, onde adquiriu sólida experiência nas diversas modalidades de ensino e relacionamento humano em geral, com destaque a trabalho com coordenadores, diretores e professores. Atua fortemente com desenvolvimento de projetos educacionais, acompanhamento da Legislação e elaboração de relatórios educacionais para MEC e Secretarias de Educação. Realiza palestras de formação docente e atua como Coaching Educacional. Interessa-se sobre o processo de aprendizagem mais do que o resultado deste, tem capacidade de ordenar estrategicamente e achar a melhor saída. É uma pessoa positiva e instintivamente receptiva. Atualmente auxilia no desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Estudos Sociais (DAESO) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná , na graduação leciona Psicologia do Trabalho e Planejamento de Carreira. No Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, é orientadora de metrado e doutorado, na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho, e atua nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Tecnologia e Sociedade e Dimensões Culturais da Tecnologia.

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Amorim, M. L., Bastos, S. F., & Dias, M. S. de L. (2022). PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688

Número

Sección

Artigos