As representações de professores influenciam nas práticas de leitura desenvolvidas na alfabetização com alunos de seis anos?
Visualizações: 622Palabras clave:
Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura.Resumen
O presente artigo propõe focalizar representações de professoras alfabetizadoras do primeiro ano do ensino fundamental, pesquisadas em uma escola municipal de União da Vitória – PR, partindo de suas representações como possibilidade de identificação e análise de atitudes, metodologias e práticas que desenvolvem com a leitura e escrita, visando superar dificuldades, em busca de estratégias inovadoras para a alfabetização e letramento, considerando a inclusão dos alunos de seis anos no primeiro ano escolar. Como apoio teórico foram utilizadas as teorizações de Jodelet (2001), Chartier (1991, 2009), Soares (2001), Vygotsky (1998), Cagliari (1999) e Kramer (2003). Nos resultados obtidos, constatou-se algumas limitações e iniciativas diante das práticas de leitura e escrita no ensino de crianças de seis anos.Verifica-se que as alfabetizadoras em suas dúvidas e novas práticas, necessitam de maior interlocução e processos adequados de formação continuada e em serviço, ao enfrentar o trabalho de alfabetização com alunos de seis anos.Palavras-chave: Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.