Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

Visualizações: 183

Autores/as

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075

Palabras clave:

Linguagens midiáticas, Metodologias ativas, Movimento maker, Cultura participativa

Resumen

Pesquisas recentes mostram que as novas gerações aprendem mais de forma colaborativa, por meio das tecnologias e de maneira personalizada. Esse comportamento influencia metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em equipes e a Sala de Aula Invertida. Pode-se, ainda, aliar a essas metodologias o ambiente da cultura participativa, que possui uma nova lógica de comunicação, produção e consumo de conteúdos, e também o movimento maker, que valoriza a experimentação e a autonomia do estudante no aprendizado. A partir disso, apresenta-se uma pesquisa de desenvolvimento, que esmiúça uma proposta didática em âmbito universitário, com o intuito de tornar os conhecimentos teóricos mais acessíveis por meio de linguagens midiáticas contemporâneas, e desenvolver habilidades ligadas à cultura de redes, como a habilidade transmídia. Como produto de pesquisa, são gerados vídeos que fazem a interface entre conhecimento científico e a cultura participativa.  O trabalho apresenta o percurso dessa pesquisa empírica, que também inclui coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas e análise de conteúdo. Pôde-se concluir que as atividades empolgaram a maioria dos alunos, que relatou um envolvimento mais significativo com o conteúdo estudado a partir da elaboração dos vídeos que foram disponibilizados no Youtube.

Biografía del autor/a

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Jornalista, doutora em Ciência da Informação. Docente titular do Programa de Pós Graduação em Educação (PPED), na linha de Educação e Comunicação, da Universidade Tiradentes.

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran .Porto alegre: Penso Editora, 2017.

AUSUBEL, D. P. Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Ed. Trillas, 1976.

BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital.. Anales de Documentación, v.5 , pp. 361-408, 2002.

BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andrea Maria Pereira. Por que a pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Vol. ,Número Temático, 2015.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and ‘making’in education: The democratization of invention. FabLabs: Of machines, makers and inventors”, p. 1-21, 2013.

CASE, D. O. Looking for Information: A Survey of Research on Information Seeking, Needs, and Behavior. Amsterdam: Elsevier; Academic Press, 2007.

DEWEY, J. Democracia e educação . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GERALDI, Luciana Maura Aquaroni; BIZELLI, José Luís. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v .1, n. 18, 2017.

JENKINS, Henry. Textual Poachers: television fans & participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

______. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University Press, 2006.

JENKINS, Henry. et al Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.

LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Matrizes, n. 9, v. 1, p. 29-51, 2015. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/575/pdf_3. Acesso em: 09 dez de 2016.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.

MILNE, A.; RIECKE, B.; ANTLE, A. Exploring Maker Practice: Common Attitudes, Habits and Skills from Vancouver’s Maker Community. Studies, n. 19, v. 21, 2014.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

OLANI, Gilberto et al. Inovações metodológicas para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital. Inova Educ, Campinas, n. 3, p.01-16, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

RIFKIN, Jeremy. A Terceira Revolução Industrial – Como o poder lateral está transformando a energia, a economia e o mundo. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, J. C. F. dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

TAPSCOTT, Don. Grown up digital. Nova Jersey: McGraw-Hill, 2008.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran. Porto alegre: Penso Editora, 2017.

VIANA, Gilmar José. A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar. 2014. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5543/1/MD_EDUMTE_VII_2014_55.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020

Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Cerigatto, M. P. (2021). Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075