Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

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Autores/as

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075

Palabras clave:

Linguagens midiáticas, Metodologias ativas, Movimento maker, Cultura participativa

Resumen

Pesquisas recentes mostram que as novas gerações aprendem mais de forma colaborativa, por meio das tecnologias e de maneira personalizada. Esse comportamento influencia metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em equipes e a Sala de Aula Invertida. Pode-se, ainda, aliar a essas metodologias o ambiente da cultura participativa, que possui uma nova lógica de comunicação, produção e consumo de conteúdos, e também o movimento maker, que valoriza a experimentação e a autonomia do estudante no aprendizado. A partir disso, apresenta-se uma pesquisa de desenvolvimento, que esmiúça uma proposta didática em âmbito universitário, com o intuito de tornar os conhecimentos teóricos mais acessíveis por meio de linguagens midiáticas contemporâneas, e desenvolver habilidades ligadas à cultura de redes, como a habilidade transmídia. Como produto de pesquisa, são gerados vídeos que fazem a interface entre conhecimento científico e a cultura participativa.  O trabalho apresenta o percurso dessa pesquisa empírica, que também inclui coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas e análise de conteúdo. Pôde-se concluir que as atividades empolgaram a maioria dos alunos, que relatou um envolvimento mais significativo com o conteúdo estudado a partir da elaboração dos vídeos que foram disponibilizados no Youtube.

Biografía del autor/a

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Jornalista, doutora em Ciência da Informação. Docente titular do Programa de Pós Graduação em Educação (PPED), na linha de Educação e Comunicação, da Universidade Tiradentes.

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Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Cerigatto, M. P. (2021). Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075