Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386Palabras clave:
Educação Básica, Formação de Professores, Pibid, Residência PedagógicaResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar a maneira como os programas Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica contribuem para a formação do professor da educação básica. O estudo foi realizado com um grupo de 18 estudantes do Curso de Pedagogia de duas Universidades públicas do interior do Paraná que participaram dos programas. Utilizou-se da abordagem qualitativa e, como instrumento da coleta de dados, um formulário exploratório-explicativo elaborado via Google Docs com questões abertas e fechadas. Os resultados indicam que tanto o Pibid quanto o PRP são programas que contribuem com a formação docente e que essa articulação entre escola básica e universidade é um entre-lugar de diálogo, compreensão da realidade e de luta pela melhoria do ensino como um todo. As contribuições das experiências vivenciadas no Pibid e RP evidenciam a compreensão dos novos professores a respeito da complexidade do ato de ensinar.
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