Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica

Visualizações: 877

Autores/as

  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina- Paraná-Brasil - Departamento de Educação -Programa de Pós Graduação em Educação- PPEDU- UEL
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0001-5297-7823

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386

Palabras clave:

Educação Básica, Formação de Professores, Pibid, Residência Pedagógica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo investigar a maneira como os programas Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica contribuem para a formação do professor da educação básica. O estudo foi realizado com um grupo de 18 estudantes do Curso de Pedagogia de duas Universidades públicas do interior do Paraná que participaram dos programas. Utilizou-se da abordagem qualitativa e, como instrumento da coleta de dados, um formulário exploratório-explicativo elaborado via Google Docs com questões abertas e fechadas. Os resultados indicam que tanto o Pibid quanto o PRP são programas que contribuem com a formação docente e que essa articulação entre escola básica e universidade é um entre-lugar de diálogo, compreensão da realidade e de luta pela melhoria do ensino como um todo. As contribuições das experiências vivenciadas no Pibid e RP evidenciam a compreensão dos novos professores a respeito da complexidade do ato de ensinar.

Biografía del autor/a

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina- Paraná-Brasil - Departamento de Educação -Programa de Pós Graduação em Educação- PPEDU- UEL

Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutorado em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós graduaçao em Educação da Universidade Estadual de Londrina no Paraná (PPEDU). Atua na área de Didática, Formação de Professores e Tecnologias Educativas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic, Editora adjunta da Revista Educação em Análise.

OS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EM DISCUSSÃO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Docência. Coordenadora do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP/UEM). É membro efetivo do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

Citas

ANADON, S. B; GONÇALVES, S. da R. V. “Uma ponte para o Futuro”: (des)continuidades nas políticas de formação de professores. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 35-57, maio/ago. 2018, p. 35-57.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 02/15. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431- res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 29 jun. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 3 set. 2008, atualização em 6 mar. 2020b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 30 jun. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital nº 1/2020. Processo nº 23038.018770/2019-03. Brasília, 2020c. Disponível em: https://capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/06012020-Edital-1-2020-Resid%C3%AAncia-Pedag%C3%B3gica.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Edital nº 2/2020. Processo nº 23038.018672/2019-68. Brasília, 2020d. Disponível em: https://capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/06012019-EDITAL-2-2020-PIBID.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

BRASIL. Portaria 096, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do PIBID. Brasília, 2013. Disponível em: www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

BRASIL. Portaria nº 45, de 12 de março de 2018. Concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: n.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/6628725/do1-2018-03-15-portaria-n-45-de-12-de-marco-de-2018-6628721. Acesso em: 27 abr. 2021.

BRASIL. Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019. Regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-capes-259-2019-12-17.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

BRASIL. CAPES. Divulgado resultado para a formação de 60 mil professores. Brasília, 22 maio 2020a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/10332-divulgado-resultado-final-para-a-formacao-de-60-mil-professores. Acesso em: 30 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, C. P. F. A inserção profissional do egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

COSTA, L. L. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: Políticas, Direitos e Desigualdades) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.

CUNHA, M. I. da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172. Acesso em: 20 maio 2020.

FERNANDES, M. J. da S.; MENDONÇA, S. G. PIBID: Uma contribuição à política de formação docente. EntreVer, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 220-236, jan./jun. 2013.

FISCHMAN, G. E.; SALES, S. R. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 1-20, jan./abr. 2010.

FORPIBID. Fórum Nacional dos Coordenadores do PIBID. Carta do FORPIBID: contra a opressão e pela coragem de formar professores. Brasília, 27 de abril de 2016. Disponível em: http://www.furb.br/proen/pibid/web/cartadopibid.pdf. Acesso em: 08 jun. 2016.

FCC. Fundação Carlos Chagas. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Bernardete A. Gatti; Marli E. D. A. André; Nelson A. S. Gimenes; Laurizete Ferragut, pesquisadores. São Paulo: FCC; SEP, 2014.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1-25, 2010.

GATTI, B. A. formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 18. fev. 2014.

LEAL, C. de C. N. Residência pedagógica: representações sociais de formação continuada. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2016.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a13v2068.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

LOCATELLI, C. A Política Nacional de Formação Docente: o programa de iniciação à docência no contexto brasileiro atual. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 308-318, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2432/706. Acesso em: 30 maio 2020.

MELLO, D. E. de; MORAES, D. A. F. de; FRANCO, S. A. P; ASSIS, E. F. de; POTOSKI, G. O programa residência pedagógica: experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 518-535, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13631/9085. Acesso em: 30 jun. 2020.

MENDONÇA, S. G. Pibid: uma utopia antecipada? In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 7., Anais […]. Belém: UFPA, maio 2016. p. 1-4.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240001.pdf. Acesso em: 30 jun. de 2020.

POLADIAM, M. L. P. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na Formação de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

Publicado

2021-11-02

Cómo citar

Mello, D. E. de, & Lacanallo Arrais, L. F. (2021). Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 506–531. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.