Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19

Visualizações: 244

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489

Palabras clave:

Ensino Superior Universitário, Ensino Remoto, Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem, Feedback, Aprendizado

Resumen

A manutenção de atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19 em Instituições de Ensino Superior exigiu adaptação pedagógica e replanejamento didático de disciplinas em cursos presenciais. Esta pesquisa objetivou avaliar o ensino remoto de Epidemiologia para cursos da área da saúde de instituição pública. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quali e quantitativa. O ensino foi avaliado por 54 acadêmicos regularmente matriculados e que acompanham as disciplinas por regime remoto, quanto aos aspectos de estrutura geral, quantidade de recursos e atividades, flexibilização de tempo e espaço, feedback, pertinência e adequação de metodologias, satisfação e aprendizado. A estrutura geral das disciplinas bem como a satisfação foram identificados como bons ou ótimos por mais de 80% dos respondentes. Igualmente a maioria dos participantes consideraram as metodologias pertinentes e adequadas para as competências e objetivos esperados em todos os tópicos de ensino avaliados. A análise complementar de relatos evidenciou a utilização de metodologias ativas como potencial para o aprendizado da ciência e identificou desafios do ensino remoto como gestão de tempo e estudo. O conjunto de resultados mostrou a potencialidade de ensino e aprendizagem e possibilitou adequações na continuidade das disciplinas considerando as limitações da modalidade identificadas pelos participantes.

Biografía del autor/a

Edi Franciele Ries, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica, Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Verginia Margareth Possatti Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica, Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carlos Gustavo Lopes da Silva, MUST University (Flórida

Farmacêutico e Pedagogo, Professor do Mestrado em Gestão de Cuidados com a Saúde, MUST University (Flórida, EUA)

Citas

BARBOSA, M.F.S.O.; REZENDE, F. A comunicação tutor-aluno e dificuldades da prática dos tutores de um curso de educação profissional a distância. In: XI Congresso Internacional de Educação a Distância, 11, 2004. Salvador: ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância, p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/165-TC-D4.pdf. Acesso em 24 ago. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 jun. 2020. Seção: 1, p. 62.

CORDEIRO, K.M.; FONSECA, M.J.S. Tecnologias digitais como metodologia de aprendizagem na educação especial. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 31, p. 388 - 412, 2020.

CYRINO, E.; TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos Saúde Pública, v. 20; n. 3; p. 780-788, 2004.

DAROS, F.A.G.; PRADO, M.R.M. Feedback no processo de avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 10286-10295. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17456_9283.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.

FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD. 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FLUMINHAN, C.; ARANA, A.; FLUMINHAN, A. A importância do feedback como ferramenta pedagógica na educação a distância. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 721-728, 2013. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000516. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273711060_A_importancia_do_feedback_como_ferramenta_pedagogica_na_educacao_a_distancia. Acesso em: 09 jun. 2020.

HALLAL, P.C. et al. Evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Rio Grande do Sul: inquéritos sorológicos seriados. Ciência & Saúde Coletiva, (2020/Abr). Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/evolucao-da-prevalencia-de-infeccao-por-covid19-no-rio-grande-do-sul-inqueritos-sorologicos-seriados/17547?id=17547&id=17547&id=17547. Acesso em: 29 jul. 2020.

LANNES, D.; VELLOSO, A. Avaliação formativa: revendo decisões e ações educativas. Rio de Janeiro: Cecierj, 2007. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/ed_ciencias/avaliacao/scripts/avaliacao_formativa.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.

LIMA, A.A.; dos SANTOS, S.C.A. O material didático na EaD: Princípios e Processos. In: Gestão em Educação a Distância. Natal: Editora IFRN, 2012, p. 103-140.

MASETTO, M.T.; GAETA, C. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto. v. 32. 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jmv.25678>. Acesso em: 14 ago. 2020.

MASON, B.J.; BRNNING, R.H. Providing feedback in computer-based instruction: What the research tells us. CLASS Research Report No. 9. Center for Instructional Innovation, University of Nebraska-Lincoln. 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247291218_Providing_Feedback_in_Computer-ased_Instruction_What_the_Research_Tells_Us. Acesso em: 09 ago. 2020.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A.; MORALES, O.E.T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015, pág. 15-33. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf> Acesso em: 07 ago 2020.

NETTO, C.; GUIDOTTI, V.; SANTOS, P.K. A evasão na EAD: investigando causas, propondo estratégias. In: II CLABES - Segunda Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono de la Educación Superior, 2, 2012, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul, p. 1-8. Disponível em: https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/865/892. Acesso em 02 ago. 2020.

OLIVEIRA, C.K.; MEHLECKE, Q.T.C. Metodologias ativas em sala de aula no Ensino superior: um estudo de caso. Revista GETS, v. 2, n. 1, p. 25-41, 2019.

PINTO, M.; LEITE, C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, v. 46, e216818, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216818. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100521&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jun. 2020.

RIES, E.F.; ROCHA, V.M.P.; SILVA, C.G.L. Ensino de Epidemiologia durante pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e382996898, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6898. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6898/6562. Acesso em: 24 ago. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Resultado da 2ª etapa da Pesquisa sobre Covid-19. Disponível em: https://www.facebook.com/GovernodoRS/videos/1526127627565397/UzpfSTQzOTc0NTk2OTQ0MDkzMzoyODY5NzQ1OTE5Nzc0MjQ3/. Acesso em: 29 jul. 2020.

UFSM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2020a. Instrução Normativa N. 02/2020/PROGRAD de 17 de março de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o funcionamento da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas em face da Pandemia COVID-19. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/wp-content/uploads/sites/342/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf. Acesso em 27 jun. 2020.

UFSM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2020b. Portaria n. 97.935, de 16 de março de 2020. Suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais pelo prazo de 30 (trinta) dias, a partir de 17 de março de 2020 (prorrogáveis). Disponível em: https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2020/03/PORTARIA-97.935-1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

UFSM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2020c. Instrução Normativa N. 03/2020/PROGRAD de 20 de março de 2020. Regula situações de estágios, atividades práticas, estágios e internatos na área de saúde, bem como situações de dificuldade de acesso a internet durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) previsto na Instrução Normativa 02/2020/PROGRAD. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/wp-content/uploads/sites/342/2020/03/IN-003-2020-PROGRAD.pdf. Acesso em 27 jun. 2020.

UFSM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2020d. Resolução N. 024, de 11 de agosto de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html?action=arquivoIndexado&download=false&id=265269. Acesso em 20 ago. 2020.

Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Ries, E. F., Rocha, V. M. P., & Silva, C. G. L. da. (2023). Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489