Formação de professores

a contribuição dos institutos federais

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726

Palabras clave:

formação de professores, oferta de vagas, matrículas, educação superior

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar a oferta de cursos de formação de professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e os desafios frente à escassez de professores no país. Os IFs têm como um de seus objetivos a destinação de, no mínimo, 20% de suas vagas totais para os cursos de formação de professores ou programas especiais de formação pedagógica. Passada uma década da implantação dos IFs, qual sua contribuição na oferta de vagas para cursos de formação de professores no Brasil? Os dados para realização das análises foram coletados no InepData e na Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa apurou que os cursos de formação de professores nos IFs vêm ganhando significativo incremento de vagas em relação aos demais cursos superiores ofertados, principalmente na modalidade a distância. Apesar do crescimento substancial de vagas, ao comparar a oferta de vagas dos cursos de formação de professores em relação às vagas totais – todos os graus de ensino – o percentual das vagas totais para formação de professores representa, na média, 9,5% do percentual estabelecidos na lei 11.892. Ainda que a meta de oferta de vagas de cursos de formação de professores pelos IFs não esteja sendo cumprida na sua totalidade, é inegável a contribuição dessas instituições para formação de docentes. O número de campi implantados fora dos centros urbanos e a infinidade de cursos, em regiões carentes de formação técnica e tecnológica tem possibilitado a muitos estudantes a oportunidades de frequentar o ensino superior.

Biografía del autor/a

Cintia Lisiane da Silva Renz, Instituto Federal de Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase na área de Ambientes Informatizados e Ensino a Distância. Possui graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Desenvolvimento Regional com ênfase no Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É professora dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório e Coordenadora do curso de graduação em Tecnólogo em Processos Gerencias . Foi Diretora de Extensão do Campus Osório no ano de 2015. Atualmente desenvolve pesquisa no âmbito das Metodologia Ativas aplicadas no processo de ensino aprendizagem da Contabilidade. Desde 2013, é coordenadora de projetos de extensão na implementação e execução de Empresas Junior tanto no ensino médio integrado quanto no superior(tecnólogo) do campus Osório. Tem experiência nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Gestão. Desempenhou atividade de consultoria financeira e gerencial para micro e pequenas empresas. Trabalhou como executiva do Sebrae, atuando como supervisora regional de projetos em mais de 100 municípios do Noroeste do RS. 

Jaqueline Molon, Instituto de Educação

Doutora em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Sergio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS), professor do Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS) e da Faculdade de Educação (UFRGS).

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Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Renz, C. L. da S., Molon, J., & Franco, S. R. K. (2023). Formação de professores: a contribuição dos institutos federais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726