MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA
Visualizações: 575DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116Palabras clave:
Cursos Massivos Online, Formação Continuada, AutismoResumen
Este estudo analisou as contribuições de um MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente, visando embasar a prática pedagógica e favorecer um processo de inclusão didático-pedagógico do aluno com autismo. O objetivo traçado na presente pesquisa consistiu em desenvolver um Massive Open Online Course, servindo como um caminho de formação e aperfeiçoamento. Assim, nos pautamos em Freire (1996) e elaboramos uma capacitação centrada na autonomia e no desenvolvimento do pensamento crítico, visando a educação como prática da liberdade e o diálogo-problematizador entre os pares. A metodologia consistiu na pesquisa quali-quantitativa, onde o desenvolvimento do estudo se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual. Os resultados apontaram que o MOOC elaborado representou uma alternativa rápida e viável para promover o acesso dos professores a conteúdos relacionados à temática do autismo e possibilitou contribuições para ampliação de horizontes relacionados à inclusão. Concluímos que a capacitação através do MOCC permitiu à pesquisa inúmeras contribuições, inclusive, o compartilhamento de adequações didático-curriculares, não como “objetos” a serem reproduzidos, mas como indicadores para inspirar criativas práticas através das tecnologias.
Citas
AMADO, C. B. O. P. Segurança na internet para encarregados de educação: desenvolvimento de um MOOC. Dissertação (Mestrado). Curso de Mestrado em Educação e Formação. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/24161. Acesso em: 02 dez. 2020.
ARTIGAS, J. R. O uso do MOOC para o aprimoramento da escrita do trabalho de conclusão de curso - TCC. Dissertação (Mestrado). Curso de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/62110363-Pontificia-universidade-catolica-do-parana-escola-de-educacao-e-humanidades-programa-de-pos-graduacao-em-educacao-joanita-do-rocio-artigas.html. Acesso em: 12 jan. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Presidência da República, 1996.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, Presidência da República, 2017.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de, MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para Educação a Distância: concepções e suporte telemático. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Juiz de Fora – MG, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.351-360. Acesso em: 14 mar. 2021.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de; MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância. In: CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de; MENEZES, C. S. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores, v. 1, cap. 2, p. 35-52. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia e educação: ensaios. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001a.
GONÇALVES, B. M. F. Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Braga, 2018. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/54363. Acesso em: 14 jan. 2021.
GONÇALVES, V. M. B; GONÇALVES, B. M. F MOOC: um aliado para a formação contínua de professores. In: Recursos Educativos Innovadores en el contexto Iberoamericano. Carlos Monge López Patricia Gómez Hernández Alba García Barrera (Eds.), Universidad de Alcalá, v. 19, p. 533-549, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/12131. Acesso em: 22 jan. 2021.
JOHNSON, L.; BECKER, S. A.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A. NMC Horizon Report: 2015 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015. Disponível em: http://www.cdn.nmc.org/media/2015-nmc-horizon-report-HE-EN.pdf. Acesso em: 07 de fev. 2021.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MCAULEY, A. J.; STEWART, B.; SIEMENS, G.; CORMIER, D. The MOOC Model for Digital Practice. University of Prince Edward: Island through the Social Sciences and Humanities Research Council's, 2010. Disponível em: https://www.oerknowledgecloud.org/archive/MOOC_Final.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
MOTA, R; INAMORATO, A. MOOC, uma revolução em curso. Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. São Paulo: Jornal da Ciência, nov. 2012. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org,br/Detalhe.jsp?id=8511. Acesso em: 14 dez. 2020.
OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, 2005.
PISUTOVA, K. Open Education. In: 10th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications - ICETA 2012, Stara Lesna, Slovakia 8 – 9 November, p. 297-300, 2012. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6418317. Acesso em: 15 jan. 2021.
RIEDO, C.; PEREIRA, E.; Wassem, J.; GARCIA, M. O desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) de educação geral voltado para a formação continuada de professores: uma breve análise de aspectos tecnológicos, económicos, sociais e pedagógicos. Proceedings of SIED and EnPED, Qualidade na Educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias, São Paulo: UFSCar, 2014. Disponível em: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/782. Acesso em: 20 dez. 2020.
SANGRÀ, A.; GONZÁLEZ SANMAMED, M.; ANDERSON, T. Meta-análise de pesquisa sobre MOOC no período 2013-2014. Educação XX1, v. 18, n. 2, p. 21-49, 2015. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/13463. Acesso em: 13 jan. 2021.
SIEMENS, G. Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital. In: Portal UPF – Universidade de Passo Fundo [homepage na internet], p. 1-8, 2004. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo[siemens].pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
SOUZA, R. de; CYPRIANO, E. F. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Bauru: Ciência Educação, v. 22, n. 1, p. 65-80, mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132016000100065&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 fev. 2021.
WAGNER, R.; FRANCISCATTO, R.; PASSERINO, L. M.; LIMA, J. V. de; SILVEIRA, S. R. SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 3, p. 62-74, set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.62. Acesso em: 12 jan. 2021.
WASSEM, J. Estudos dos Clássicos e o Conhecimento Interdisciplinar na Formação Inicial de Professores. In: PEREIRA, E. M. A. (org.). Inovações Curriculares: Experiências no Ensino Superior com foco na Interdisciplinaridade. IV ed. Campinas - SP: FE/UNICAMP, p. 92-112, 2014.
YUAN, L.; POWELL, S. MOOCs and Open Education: implications for Higher Education. London: CETIS, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/deref/http%3A%2F%2Fdx.doi.org%2F10.13140%2F2.1.5072.8320. Acesso em: 25 fev. 2021.
ZANCANARO A.; NUNES, C. S.; DOMINGUES, M. J. de S. Free platforms for providing MOOCs: mapping and assessment requirements. In: 13th CONTECSI - International Conference on Information Systems & Technology Management, p. 3660-3673, jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5748/9788599693124-13CONTECSI/PS-4154. Acesso em: 03 dez. 2020.
ZHOU, Q. G; GUO, S. C.; ZHOU, R. Investigation about Participatory Teachers’ Training based on MOOC. International Journal of Distance Education Technologies, v. 13, n. 3, p. 44-52, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4018/IJDET.2015070103. Acesso em: 18 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.