A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura
fragilidades na matriz curricular
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128Palabras clave:
Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação de professores, Ensino de CiênciasResumen
No Brasil, a situação da educação científica vem se mostrando preocupante. Uma das formas de investir nessa área é melhorando a formação dos professores de ciências para a educação básica. Sendo assim, essa pesquisa se concentrou em investigar a qualidade da reestruturação curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, principalmente por meio da concepção de alunas concluintes de tal curso sobre a formação que receberam. Ao total foram entrevistadas seis estudantes e as entrevistas
foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foi feita também uma análise percentual comparativa simples entre as matrizes curriculares do curso, a primeira e a atual, a fim de compreender que alterações estruturais de fato ocorreram. Os resultados mostraram que a mudança na matriz curricular pouco contribuiu no sentido dar protagonismo à formação pedagógica oferecido pelo curso e que, este, continua privilegiando em sua estruturação curricular a formação no
campo da área disciplinar em detrimento da formação sobre como ensinar.
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