As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza
Visualizações: 339DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273Palabras clave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Momentos de Estudo, Classes multisseriadasResumen
Neste artigo expusemos as vozes dos professores ribeirinhos expressas no percurso de uma formação continuada de Ciências da Natureza. A pesquisa buscou entender de que maneira essa formação contribuiu para as reflexões e (res)significações das práticas didáticas dos professores, e analisar as reflexões apresentadas para pensarmos o ensino de Ciências da Natureza para realidade das escolas ribeirinhas de Urucurituba-AM, em tempo atuais. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja construção dos dados se deu a partir dos seis Momentos de Estudo (ME) da Teoria Antropológica do Didático (TAD), com a participação de sete professores. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva, onde foram evidenciadas duas categorias: os ME e a produção coletiva dos planos de aula, e o que dizem as vozes dos professores ribeirinhos sobre o ensino de Ciências. Os resultados apontam que a formação continuada de professores a partir dos ME da TAD, possibilitou a reflexão crítica e coletiva sobre o ensino de Ciências da Natureza, no contexto social e cultural local, dando visibilidade à disciplina e aos conteúdos científicos, contribuindo para produção e/ou adaptação dos planos de aula dos professores, com o olhar direcionado à transformação e à justiça social.
Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação Do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BARBER, B. Public schooling: Educacion for democracy. In: GOODLAD, J.eMcMANNON, T. (Orgs.) The public purpose of educacion and schooling. San Francisco: Jossey-Bass, 1997.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil/Subsecretaria para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm .Acessado em 26/10/2020.
CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. – Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4.
CARVALHO, A. M. P. "Quem sabe faz, quem não sabe ensina”: Bacharelado X Licenciatura. In: Anais - Reunião Anual da ANPED, XIV. São Paulo, 1991.
CARVALHO, A. M. P. de. GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Revisão técnica de Ana Maria Pessoa de Carvalho.10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CHEVALLARD, Yves. L’analyse des pratiques enseignantes em Théorie Anthropologie Didactique. In: Recherches em Didactiques des Mathématiques Grenoble: La Pensé e Sauvage, 1999.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Trad. Dayse Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CRISTO, Ana Cláudia Peixoto de. Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do município de Breves/Pará. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K.M. Justiça Social: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2008.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e Tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FREITAS, M.T. et al.Ciências Humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
GASCÓN, Josep. La necesidad de utilizar modelos em didáctica de las matemáticas. Educação Matemática Pesquisa. V.5 n.º 2, p. 11-37. São Paulo. 2003.
HAGE, S. M. Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica. In: ______. (Org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005.
HAGE, S. A. Escolas Rurais Multisseriadas: desafios quanto à afirmação da escola pública do campo de qualidade. Anais–Didática e prática de ensino na relação com a sociedade. EdUCE - Livro3- 04039 - XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino-ENDIPE, Fortaleza,2014.
KRASILCHICK. M. Formação de Professores e Ensino de Ciências: Tendências nos anos 90. In: Formação Continuada de Professores de Ciências – no âmbito iberoamericano. 2. ed. Campinas: SP, Autores Associados, Nupes, 2001.
MARANDINO, M. O Ensino de Ciências e a Perspectiva da Didática Crítica. 288p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da PUC-RJ. Rio de Janeiro, 1994.
MARANDINO, M. O Conhecimento Biológico nas Exposições de Museus de Ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. 434 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=231282.> Acesso em: abril de 2019.
MACHADO, V. M. Prática de estudo de Ciências: formação inicial docente na Unidade Pedagógica sobre a digestão humana. 2011. 267p. Tese (Doutorado). Centro de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2011.
MACHADO, V. M. Contribuições dos Momentos de Estudo para o ensino de Ciências/Biologia segundo a Teoria Antropológica do Didático. Anais - X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC- Águas de Lindóia - 2015.
MOLINA, Mônica Castagna. Desafios para os educadores e as educadoras do campo. In: Educação do Campo: Identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do campo, 2002, nº 4, p. 26-30.
MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Estratégias Político Pedagógicas na formação de educadores do campo. In: UFMG. UnB. UFS. UFBA. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo – Registros
e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p. 117-128, 2006.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí, Brasil: Editora Unijuí, 2011.
MORENO, G. S. Ensino de Ciências da Natureza, interdisciplinaridade e Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.
NASCIMENTO, F. DO; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. DE. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, p. 225–249,Campinas-SP, 2010.
OLIVEIRA, A. C.; ANJOS, A. L. M.; CRUZ, A. D.C. Formação de Professores e classes multisseriadas: Estudo numa escola da zona rural de Igarapé-Açu /PA. XV Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2017.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANADA, K. L.; MATA, G. A. G. da. A Formação do Professor Ribeirinho na Amazônia. 1. ed. Rio de Janeiro: Autobiografia, 2018.
SAVIANI, D. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez. 2020.
SILVA, R. da. O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva dos professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, K. M. Reflections of a university-based teacher educator on the future of college and university-based teacher education. Journal of Teacher Education, vol. 57, n. 3, p. 326-340, 2006.
ZEICHNER, K. M. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: ZEICHNER, K.M; DINIZ-PEREIRA, J.E. Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.