A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000
Visualizações: 249DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542Palabras clave:
Matemática, Currículo, Formação de Professores para os anos iniciaisResumen
Este artigo objetiva responder à pergunta investigativa: Quais saberes matemáticos foram propostos no currículo do curso de Pedagogia da UFPEL de 1978 a 2000 para a formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais? Para a análise dos saberes matemáticos presentes na formação de professores, quais sejam, os saberes a ensinar, e os saberes para ensinar, foram mobilizados os estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017), desenvolvidas pela equipe de Pesquisa em História Social da Educação da Universidade de Genebra. Concluímos que o currículo, como configurado, nas décadas de 1980 e 1990, visava atender à formação disciplinar e profissional do futuro professor dos anos iniciais, com disciplinas específicas de saberes matemáticos a ensinar e outras dedicadas, especialmente, aos saberes matemáticos para ensinar, portanto, os saberes a ensinar e para ensinar estavam presentes nas disciplinas de formação do professor que ensina Matemática nos primeiros anos escolares.
Citas
BAUMANN, A. P. P. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em Pedagogia e licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – UNESP-Rio Claro, 2013.
BARBARESCO, C.; COSTA, D. “Complemento Aritmético de um Número”: um Saber Matemático a Ensinar. Acta Scientiae, v. 21, p. 62-77, maio/jun. 2019.
BERTINI, L. F., MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BORBA, M.; ALMEIDA, H. R.; GRACIAS, T. A. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, s, p. 177-229, 1990.
CRAHIM, S. C. S. Aprender para ensinar matemática: uma proposta para cursos de pedagogia. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Souza), Vassouras, 2013.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
FERREIRA, V. L.; PASSOS, L. F. A disciplina estatística no curso de pedagogia da USP: uma abordagem histórica. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 02, p. 461-476, abr./jun. 2015.
FLUGGE, F. C. Potencialidades das narrativas para a formação inicial de professores que ensinam matemática. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática, UNESP-Rio Claro), 2013.
GATTI, B.; NUNES, M. N. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Coleção Textos FCC, vol. 29, 2009.
GODOY, E. V. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível? Campinas, SP: Papirus, 2015.
GODOY, E. V. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 11, Paraná, Curitiba, PR. Anais... Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013, p. 01-16.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
JESUS, A. C. G. Formação de professores formadores: concepções e práticas em disciplinas da área de matemática do curso de pedagogia. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2015.
LÍDIO, H. Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná). Curitiba, 2016.
MEDINA, D. Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos de Movimento da Matemática Moderna? Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, p, 403-422, maio/ago. 2016.
MORAES, Ceres Marques; BEZERRA, Manoel Jairo; SOUZA, Julio Mello. Apostilas de Didática Especial da Matemática. Rio de Janeiro: MEC, Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário- CADES, 1959.
MORAIS, M. P. S. B. A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em Pedagogia. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas), Manaus, 2013.
OLIVEIRA, F. da C. A formação matemática de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina: limites, desafios e possibilidades. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina), Florianópolis, 2018.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
SHULMAN, L. Conocimiento y ensenãnza: fundamentos de La nueva reforma. Profesorado: Revista de curriculum y formación del professorado, v. 9, n. 2, p. 1-30, 2005.
SERRAZINA, M. L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n.1, maio, p. 266-283, 2012.
SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SILVA, M. R. I. S. A Matemática na Pedadogia da FFCL- USP e FNFI (1939-1961). Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo), Guarulhos, 2013.
SOKOLOWSKI, M. T. História do curso de pedagogia no Brasil. Comunicações, v. 20, n. 1, jan./jun., p. 81-97. 2013.
TORRES, M. L. A formação de professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão. 2007. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
UTSUMI, L. M. S. Um estudo sobre os saberes formativos do formador de professores de matemática do curso de graduação em Pedagogia – licenciatura. Tese (Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo) São Bernardo do Campo, 2016.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2.2, p. 28-49, 2007.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemática. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar., 2017.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 2, p. 225-235, mar./abr., 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.