O campo conceitual multiplicativo no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental:
uma análise das competências e habilidades inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Visualizações: 218DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6630Resumen
Objetivamos com o presente artigo analisar as competências e habilidades relacionadas ao campo conceitual multiplicativo inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Face o marco teórico de referência, realizamos um estudo descritivo-analítico, de natureza documental e abordagem qualitativa da heurística curricular da BNCC, enfatizando a organização das competências conceituais específicas dos objetos do conhecimento, competências e habilidades referentes a área de conhecimento da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental subjacentes ao âmbito do campo conceitual multiplicativo. Os resultados evidenciam uma progressividade conceitual que ao longo das respectivas fases da etapa da Educação Básica em questão, envolve noções multiplicativas basilares de multiplicação aditiva e divisão parte/todo e medida, que representam uma primeira filiação conceitual, às algorítmicas matemáticas das operações de multiplicação e divisão, o que reforça a concepção de que a construção do conhecimento atua como um processo dialético e contínuo de filiações e rupturas de conceitos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.