Base nacional comum curricular e educação do campo no contexto amazônico
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8655Palabras clave:
Amazônia, Educação do Campo, Neoliberalismo, BNCCResumen
O presente estudo pretende analisar a relação entre a BNCC e a Educação do Campo no contexto amazônico, faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para isso, ocorreu uma análise documental da BNCC, do item introdução, apoiada no levantamento e análise bibliográfica, norteada pelo enfoque epistemológico do Materialismo Histórico Dialético. Trouxe apontamentos sobre a influência do Estado capitalista nas políticas educacionais e os impactos desses desdobramentos na educação em contexto amazônico. As análises apontam que a BNCC e Educação do Campo possuem divergências quanto a formação educacional: o primeiro na perspectiva neoliberal, mercadológica, pragmática, de conhecimentos padronizados e o segundo caminha nos interesses da classe trabalhadora, contra a lógica capitalista, pautada na formação crítica, omnilateral, junto a realidade do campo e sua diversidade cultural, econômica e de conhecimentos. Como considerações, afirma-se que nesse campo de disputas entre classes antagônicas, pelo currículo, conhecimento sistematizado, escola e formação de professores, é preciso pensar, como garantir uma educação no campo de qualidade social, pautada nos princípios de uma formação social justa, crítica e igualitária, corroborada com o contexto amazônico.
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