Formação docente na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão integrativa da literatura
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.987Palabras clave:
Pesquisa em Educação de Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Preparo Pedagógico. Formação Docente.Prática do docente de Enfermagem.Resumen
Revisão integrativa com objetivo de analisar como a formação docente na educação profissional técnica em enfermagem é abordada nas publicações científicas. A pesquisa foi realizada na LILACS, SciELO, MEDLINE, IBECS, BDENF, CAPES e BDTD. A amostra composta de 8 publicações, evidenciou três dimensões temáticas: a graduação em enfermagem e os limites para a formação docente; a prática docente como processo de formação e estratégias de fortalecimento na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem e a reflexão docente. Observa-se uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, quando refletem sobre sua atuação e buscam estratégias para fortalecer suas práticas, compreendendo que a formação docente muda a forma de ensinar. Os achados confirmam a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta categoria de professores, além de priorizar os estudos nestes dois focos: coordenador de curso e a instituição de ensino, identificadas como lacunas nos achados.
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