O papel da Educação: as representações da diversidade étnica e cultural na Escola Estadual Vespasiano Martins em Amambai/MS
Visualizações: 667DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.2043Palavras-chave:
diversidade étnica e cultural, práticas e representações, Escola Estadual Vespasiano Martins.Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar de que modo alunos e professores da Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada na cidade de Amambai, no Estado de Mato Grosso do Sul, representam a diversidade étnica e cultural. Compreender como os professores daquela escola entendem e ensinam a diversidade étnica e cultural para seus alunos dos oitavos e nonos anos, e, por sua vez, como eles representam e entendem a diversidade étnica e cultural, foi nossa maior meta neste trabalho.
Referências
BARROS, José C. A. O campo da História. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
______. A construção social da cor. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2009.
BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. São Paulo: Anhembi, 1965.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
BUENO, Mara L. M. C. Ensino fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados/MS. Dissertação de Mestrado em Educação, UFGD, 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Bertrand Brasil, 1990.
____. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2009.
____. “Escutar os mortos com os olhos”. Estudos Avançados, USP, v. 24, n. 69, 2010, p. 7-30.
CORRÊA, Rosa L. T. Cultura e diversidade. 1ª reimpressão. Curitiba/PR: IBEPEX, 2010.
DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil, 1917-1945. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
FAZZI, Rita C. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FLORENTINO, Manolo; FRAGOSO, João L. O arcaísmo como projeto. Mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma economia colonial tardia (Rio de Janeiro, 1790-1840). 4ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GARCIA, Renísia C. Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira, 1993-2005. Brasília: INEP, 2007.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GILROY, Paul. Entre campos: nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.
GOMES, Nilma L.; SILVA, Petronilha B. G. Experiências étnico-culturais para formação de professores. Belo Horizonte: Autentica 2002.
GUIMARÃES, Antonio S. A. Preconceito e discriminação. São Paulo: Ed. 34, 2004.
_____. Preconceito racial – modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
_____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Tradução de Patrick Burglin. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
LARAIA, Roque B. Cultura: um conceito antropológico. 24ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
LEWKOWICZ, Ida; GUTIÉRREZ, Horacio; FLORENTINO, Manolo. Trabalho compulsório e trabalho livre na história do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
MEIHY, José C. S. B.; HOLANDA, Fabíola. História oral – como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MICHENCO, Sivaldo M. Representação da fronteira Brasil-Paraguai: análise entre os professores da Escola Estadual Vespasiano Martins no município de Amambai/MS. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, 2010, p. 258-273.
MONTENEGRO, Antonio T. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.
NASCIMENTO, Adir C.; URQUIZA, A. H. Aguilara. Currículo, diferenças e identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo sem fronteiras, v. 10, n. 1, 2010, p. 113-132.
OLIVA, Anderson R. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990-2005). Tese de doutorado em História. Brasília: UnB, 2007.
ROIZ, Diogo S. A população indígena na historiografia de Mato Grosso do Sul: o caso do programa de pós-graduação em História da UFMS, Campus de Dourados. Revista História & Perspectiva, UFU, v. 23, n. 43, 2010, p. 251-302.
ROIZ, Simone T. O. Da diversidade escolar ao ensino da diversidade: um estudo sobre as representações da diversidade étnica e cultural de professores e alunos da Escola Estadual Vespasiano Martins em Amambai/MS (2005-2011). Dissertação de mestrado em Educação, PUC/PR, 2012.
SEREJO, Wilson S.; ROIZ, Diogo S. Fazer o cidadão: o conceito e o exercício da cidadania de alunos do ensino fundamental na escola municipal Julio Manvailer, em Amambai/MS. Educere, Umuarama, v. 10, n, 2, 2010, p. 191-217.
SCHWARCZ, Lilia M. Racismo no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2001.
SOUZA, Rosa F.; VALDEMARIM, Vera T. (org.) A cultura escolar em debate. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
TURRA, Cleusa, VENTURI, Gustavo (org.) Racismo cordial, a mais completa analise sobre cor preconceito de cor no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.