O professor como sujeito da reforma do ensino médio: uma análise a partir dos documentos oficiais
Visualizações: 806DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2396Palavras-chave:
Políticas Educacionais. Lei n° 13.415/2017. Educação Básica. Formação de Professores.Resumo
O texto, caracterizado como um estudo documental, se propõe a analisar alguns pontos polêmicos da Lei n° 13.415/2017 e dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre a Educação Básica e o ensino superior, buscando identificar e discutir, com base na literatura especializada, o cenário educacional ao qual a Reforma do Ensino Médio foi inserida. A ênfase do trabalho são as informações disponíveis sobre os docentes que atuam no Ensino Médio. Na tentativa de inferir sobre os motivos para se estabelecer uma reforma acelerada e sem diálogo com a sociedade ou a comunidade educacional, o trabalho aponta que os interesses da restruturação desta etapa de ensino recaem, principalmente, sobre os gargalos historicamente apresentados pelo estado na formação inicial de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.