O professor de educação física e sua atuação na área da saúde pública: percepção dos acadêmicos bolsistas do pet-saúde
Visualizações: 623Palavras-chave:
educação física. saúde pública. formação de professores. atuação profissional.Resumo
Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a formação do professor de Educação Física e sua atuação na área da Saúde Pública, a partir da percepção dos alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFF, que participaram em 2012, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Niterói), Rio de Janeiro. Nossa fundamentação teórica é a cultura de movimento, enquanto conjunto de conhecimentos sistematizados nos campos do esporte e aptidão física, da história, da antropologia, da sociologia, da educação e da saúde. Os alunos participantes responderam um questionário com cinco perguntas “abertas” e a análise temática foi utilizada para apreender os núcleos de sentido e interpretar suas narrativas. A partir desta análise, percebemos que a atuação do professor de Educação Física junto às equipes da saúde vem sendo fortalecida gradativamente, embora a sua formação necessite ser ampliada no que tange aos conhecimentos sobre Saúde Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.