A DOCÊNCIA COM (SEM) AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Visualizações: 339

Autores/as

  • Sabrina Marafiga Cardoso da Silva Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria
  • Daliana Löffler Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Canabarro Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6356

Resumen

O texto discorre sobre a construção da docência com as crianças no momento de distanciamento físico, imposto pela Pandemia do Covid-19, em que estamos sem a sua presença física, seus afetos e sorrisos, ao mesmo tempo em que manter os vínculos é essencial. As reflexões partem do vivido pelo grupo de uma Unidade de Educação Infantil e dialogam com os aspectos legais, com a Proposta Pedagógica da instituição e com autores da Educação Infantil. Trazemos para o debate aspectos sobre as relações entre adultos e crianças, a aproximação entre a família e a proposta pedagógica da instituição infantil e o uso da internet enquanto ferramenta potente de escuta das crianças, que assegure o respeito aos tempos, espaços e culturas infantis como desafios e aprendizagens expressivos nesse cenário. Diante desse contexto, atravessamos um momento intenso de reflexões e construção de novos caminhos para repensar a docência com as crianças.

Publicado

2021-06-09

Cómo citar

Silva, S. M. C. da, Löffler, D., & Canabarro, V. (2021). A DOCÊNCIA COM (SEM) AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS. IPÊ ROXO, 3(1), 52–59. https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6356

Número

Sección

Relatos de Experiência