Edições anteriores

  • Contextos e cenários nas abordagens das Ciências Sociais
    v. 3 n. 3 (2023)

    Este volume apresenta três textos de perspectivas diferentes no âmbito das Ciências Sociais. Os mesmos abrangem temas da Sociologia e Ciência Política  oferecendo linhas de discussão interessantes e pertinentes ao debate nas áreas.  

  • Dossiê: O Pensamento de Norberto Bobbio
    v. 2 n. 2 (2022)

             Nesta edição apresentamos aos leitores da revista  de Ciências Sociais da UEMS o dossiê: "O pensamento de Norberto Bobbio" organizado pelos professores Dr. Rafael Salatini e a Ma. Gabrielle  Custódio Carinheno da Unesp-Marília - SP. 

  • Revista de Ciências Sociais da UEMS
    v. 1 n. 1 (2021)

    Esta edição especial de lançamento visa demarcar o debate teórico-empírico tentando se tornar gradativamente uma opção de publicação que, sobretudo, contemple contribuições originais e significativas no âmbito das ciências sociais.  Pretende-se deste modo disponibilizar um ambiente colaborativo e não competitivo que demarque a periferia como espaço importante e representativo na produção de saberes.
  • SABERES NAS CIÊNCIAS SOCIAIS ARTICULADOS COM ESTUDOS SOCIAIS COMUNS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    v. 4 n. 4 (2024)

    O campo fecundo das ciências sociais vem exigindo cada vez mais lidar com questões mais urgentes da ciência, tecnologia e meio ambiente articulados ao debate das mudanças climáticas que colocam em risco a vida no planeta. São problemas contemporâneos que exigem olhares e estudos aprofundados de interesse comum dos estudos sociais da ciência e da tecnologia. É sob essa interface que esta edição da Revista de Ciências Sociais da UEMS apresenta a seus leitores quatro textos. 

    Crédidtos capa: IA Gemini/Canvas/JeanCamargo /AiltonSouza

  • Contextos e cenários sociopolíticos
    v. 5 n. 5 (2025)

    Apresentação:

    Esta 5ª edição da Revista de Ciências Sociais da UEMS disponibiliza a você leitor dois artigos e um ensaio. O primeiro artigo destaca os Percursos Profissionais de Tatuadores e Piercers em Luanda, que oferece uma análise sociológica aprofundada sobre a trajetória profissional e social de tatuadores e piercers naquela cidade de Angola. Além disso, discute a busca por qualificação e as dificuldades enfrentadas, como a falta de reconhecimento legal da profissão e a escassez de materiais, enfatizando a importância da biossegurança e da relação de confiança com o cliente. O segundo artigo enfatiza o legado da educadora e pesquisadora Amélia Americano Franco Domingues de Castro na Educação Brasileira, fruto de uma pesquisa histórico-documental e biográfico-intelectual que buscou investigar a atuação de Amélia Americano Franco Domingues de Castro e suas contribuições para a renovação do ensino superior e da formação docente no Brasil. O mesmo mostra a questão de gênero na universidade e seu legado que permanece altamente relevante para os debates atuais sobre equidade, inovação didática e formação de professores. O ensaio, por fim, se dedica à reflexão teórica sobre os fundamentos da vida moderna para então apresentar contribuições cruciais sociológicas que continuam sendo um desafio central e persistente na reflexão sociológica contemporânea.

     

    Dr. Ailton Souza e Dr. Jean Camargo

     (Editores)