TEORIA POLÍTICA, ESCRAVIDÃO NO MUNDO ANTIGO E O CONCEITO DE DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE ELLEN MEIKSINS WOOD

Autores

  • Dércio Fernando Moraes Ferrari Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Resumo

O objetivo central deste trabalho é identificar na obra de Ellen Meiksins Wood (1942-2016) o processo de construção da democracia a partir da Grécia Antiga e como eventos específicos daquela sociedade tornam possível uma análise crítica da história social da teoria política. A obra de Wood é marcada por severas críticas ao capitalismo e como este foi suprimindo a democracia em seus mais distintos níveis. Para a realização do trabalho, parte-se da premissa de que, tal como observado por Wood, Sócrates, Platão e Aristóteles tiveram forte influência de seus respectivos contextos sociais em suas obras e, estes cenários acabaram por ter relação direta com a construção do conceito de teoria política na antiguidade. Neste sentido, o artigo realiza uma análise estrutural e cronológica da construção dos conceitos de democracia e teoria política, dentro dos limites teóricos e metodológicos, permeando a Grécia Antiga e analisa ainda como a teoria política fora recebendo interpretações contemporâneas. Assim, busca-se ainda na obra de Wood o significado de classe e ideologia na sociedade grega, analisando de forma específica como o conceito de escravidão é compreendido pela autora naquele cenário político e sua relação com o conceito de democracia.

Biografia do Autor

Dércio Fernando Moraes Ferrari, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Doutorando em Ciências Sociais (UNESP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na linha de pesquisa Democracia e Políticas Públicas. Graduado em História (2012) e Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e em Geografia pelo Centro Claretiano. Especialista em Docência do Ensino superior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALE (2012) e em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui experiência na área de educação e ensino, História e Ciências Sociais na Educação Básica e Superior, com ênfase em democracia, América Latina e políticas públicas. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Iporã - FIP, professor de história e geografia no Sapiens Colégio e na Rede de Ensino Elite e tutor da UAB - Universidade Aberta do Brasil, no curso de Administração Pública e Pedagogia (UEM).

Referências

MONTENEGRO, Darlan. A separação entre o econômico e o político e a questão da democracia no pensamento de Ellen M. Wood. In: Revista Crítica Marxista, v. 3(34): 111-207, 2012.

WOOD, Ellen M.; WOOD, Neal. A Trumpet of Sedition: Political Theory and the Rise of Capitalism (1509-1688). New York: New York University Press, 1997.

___________________________. Class ideology and ancient Political Theory: Socrates, Plato, and Aristotle in Social Context. Oxford: Blackwell, 1978.

WOOD, Ellen Meiksins. O que é a agenda pós-moderna?. In: Wood, Ellen M.; Foster, John B. (org.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 7-22, 1999.

_______________. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

_______________. Citizens to Lords: a Social History of Western Political Thought from Antiquity to the Middle Ages. Londres: Verso, 2008.

_______________. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

_______________. Liberty and Property: A Social History of Western Political Thought from the Renaissance to Enlightenment. Londres: Verso, 2012.

_______________. “Os coveiros do capitalismo”. Disponível em: http://blogjunho.com.br/os-coveiros-do-capitalismo/. (consultado em 27/09/2020), 2015.

Downloads

Publicado

18/08/2021

Como Citar

Ferrari, D. F. M. (2021). TEORIA POLÍTICA, ESCRAVIDÃO NO MUNDO ANTIGO E O CONCEITO DE DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE ELLEN MEIKSINS WOOD. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS, 1(1), 81–99. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/rcs/article/view/5732