CONTRIBUIÇÕES DE ÉMILE DURKHEIM À SOCIOLOGIA E À PSICOSSOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO

das representações coletivas às representações sociais

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Autores

  • Silvano Redon Instituto Federal do Paraná / Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.61389/rcs.v3i3.7447

Palavras-chave:

Fenômenos psicossociológicos, Relação indivíduo-sociedade, Teoria das representações sociais

Resumo

O artigo busca mostrar como a proposta de Durkheim para a constituição de uma sociologia do conhecimento foi reelaborada a uma psicossociologia do conhecimento para responder a indagações e a especificidades das sociedades modernas. Para isso, apresenta dois conceitos considerados centrais à sua teoria: fato social e representações coletivas. Enquanto o primeiro delimita o objeto e o método específicos de estudo da sociologia, o segundo, que se articula a este, traduz a forma de conhecimento produzido pelas coletividades sobre suas realidades e os objetos que as cercam; ambos conceitos denotam o caráter objetivo, exterior e coercitivo da sociedade e atestam modos pelos quais os indivíduos incorporam regras socialmente estabelecidas para sua estabilidade e coesão. Considerando as limitações da noção de representações coletivas para o estudo dos acontecimentos que afetam os indivíduos e os grupos nas sociedades contemporâneas, perpassadas pela ciência e pela mídia e caracterizadas pela fluidez, dinamismo e intensidade das trocas e comunicações, contextos diferentes daqueles considerados por Durkheim, o fenômeno das representações sociais, delineado por Serge Moscovici, introduziu nova perspectiva para a compreensão dos fenômenos sociais ao tempo em que modernizou as ciências sociais e a sociologia do conhecimento sem perder de vista um dos conceitos clássicos dessas disciplinas.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Redon, S. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE ÉMILE DURKHEIM À SOCIOLOGIA E À PSICOSSOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO: das representações coletivas às representações sociais . REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS - ISSN 2764-0655, 3(3), 3–20. https://doi.org/10.61389/rcs.v3i3.7447