“O ESPANHOL DELES É FALSIFICADO”: REFLEXÕES SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE ESPANHOL
Visualizações: 32Palavras-chave:
Variação linguística, Espanhol, EnsinoResumo
“No Paraguai eles não sabem falar espanhol, professora. O espanhol dos paraguaios é falsificado.” A frase poderia ser cena de filme de comédia na televisão, mas apresenta-se como parte de diálogos recorrentes entre alunos iniciantes de língua espanhola e professores. Cientes da variação linguística, mas ainda inconscientes sobre o próprio preconceito linguístico, aprendizes de espanhol como língua estrangeira (E/LE) almejam tornar-se proficientes no “espanhol de Cervantes”, aquele falado na Espanha. O espanhol falado nos países latino-americanos é diminuído, considerado ilegítimo. Diante dessa realidade, opta-se por, neste artigo, debruçar-se sobre o ensino de espanhol atrelado à questão da variação linguística. O que dizem os documentos norteadores do ensino de línguas estrangeiras sobre o tema? Que espanhol deve ser ensinado aos alunos? Para responder essas questões, as considerações partem de pesquisadores como Moreno Fernández (2007), Bagno (2007) e Alckmin (2010).
RESUMEN: “En Paraguay la gente no sabe hablar español, profesora. El español de los paraguayos es falsificado.” La frase podría ser escena de película de comedia en la televisión, pero, a menudo, se presenta en las charlas entre alumnos principiantes de lengua española y profesores. Conscientes de la variación lingüística, pero inconscientes del propio prejuicio lingüístico, aprendices de español como lengua extranjera (E/LE) desean aprender el “español de Cervantes”, aquel que se habla en España. El español de Latinoamerica es disminuido, considerado ilegítimo. Así, en este texto, se discute la enseñanza de español a partir de la variación lingüística. ¿Qué dicen los documentos que orientan la enseñanza de lenguas extranjeras acerca del tema? ¿Qué español se debe enseñar? Para contestar las preguntas, se presentan reflexiones basadas en Moreno Fernández (2007), Bagno (2007) y Alckmin (2010).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-03-27
##plugins.generic.dates.published## 2018-03-27