ANTROPONÍMIA E IMIGRAÇÃO: OS NOMES DE BRASILEIROS DESCENDENTES DE LITUANO
Visualizações: 65Keywords:
Socio-Onomástica, Antroponímia, Imigração, Descendentes de lituano, IdentidadeAbstract
Este artigo foca os antropônimos dos descendentes de lituanos no Brasil que são membros de um grupo fechado no Facebook sob uma perspectiva enunciativa e sociolinguística (BELONI, Von BORSTEL 2016). Com base na Semântica de Michel Bréal (SEIDE 2006), na Teoria da Relevância (SPERBER, WILSON, 2001; SEIDE, 2014), da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002; SEIDE 2010) e da Socio-Onomástica (Van LANGENDOCK, 2007, SEIDE, SHULTZ. 2014; ALDRÍN 2008) foi analisada uma amostra formada por 55 nomes de descendentes de lituanos de primeira, segunda e terceira geração, indistintamente com o propósito de investigar se houve mudanças na escolha dos nomes para os filhos tendo por parâmetro o sistema antroponímico do pais de origem dos imigrantes. Os resultados obtidos indicam a existência de duas atitudes: a adaptação linguística e cultural ao país onde se vive, majoritária, e a conservação das características antroponímicas do país de origem, minoritária.Ambas evidenciam que prenomes e sobrenomes são depositários da memória e têm uma importante função identitária de modo que alterações do nome indicam mudanças de identidade.
ABSTRACT: This paper focalizes antroponyms of Lithuanian descendents in Brazil on an enunciative and semantic perspective (Von BORSTEL , BELONI, 2016).Based on Michel Breál Semantic (SEIDE 2006), Relevance Theory (SPERBER, WILSON, 2001; SEIDE, 2014), Event Semantics (GUIMARÃES, 2002; SEIDE 2010) and Socio-Onomastics (Van LANGENDOCK, 2007, SEIDE,SHULTZ. 2014; ALDRÍN 2008) a sample of names of Lithuanian descendents in Brazil of first, second and third generation indistinctly. Results points to the existence of two behaviors: majority linguistic and cultural adaptation to the country where one lives and minority conservation of antroponymic features of the country of origin. Both are evidences that prenames and surnames are memory depositaries and have an important identity function as names changes signal identity changes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Accepted 2018-03-26
Published 2018-03-26