ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM SENTIDO AO ENSINO DA GRAMÁTICA
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Gramática, Análise Linguística, Verbos, EnsinoAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula para o ensino de verbos e de produção textual pelo viés da Prática da Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa, evidenciando a importância de organizar as aulas em etapas ordenadas a partir das atividades linguísticas, compreendidas como o próprio ato de ler e escrever, passando para as epilinguísticas, caracterizadas pelo exercício da reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades de realização e, por fim, para a metalinguística, que é a capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo. O trabalho, aqui desenvolvidode natureza interventivo-qualitativa, busca mostrar que os conteúdos gramaticais podem ser ensinados além da maneira tradicional, pois quando bem planejadas, as aulas de Língua Portuguesa deixam de serem meramente atividades mecânicas de repetição e reconhecimento de estruturas e passam a centrar-se no ensino de texto, possibilitando que o aluno consiga estabelecer uma relação daquilo que aprende com suas práticas de linguagem cotidianas. Para isso, foram desenvolvidas sequências didáticas, no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),em dois municípios de Mato Grosso, com alunos de 6º e 7º anos, cujo objetivo foi verificar como os alunos respondem ao ensino de verbos abordado na linha da Análise Linguística, uma vez que, geralmente, esse conteúdo é ensinado se apoiando nas abordagens da gramática normativa, apenas repassando nomenclaturas e decorebas, sem fazer sentido para o aluno e sua vida. Os resultados da pesquisa deixam evidente que a proposta da Análise Linguística se mostra como uma resposta possível para a melhoria do ensino da Língua Portuguesa, sendo esta uma alternativa a ser incorporada em nossas salas de aula, uma vez que possibilita ensinar rompendo com o modelo tradicional e abre possibilidades de ampliar as habilidades de ler e escrever, bem como de letramento do aluno.
ABSTRACT: This article aims to present a proposal of a lesson plan for the teaching of verbs and textual production by the bias of the Practice of Linguistic Analysis in Portuguese Language classes, highlighting the importance of organizing the classes in ordered steps from the activities linguistic, understood as the very act of reading and writing, passing to the epilingualistic, characterized by the exercise of reflection on the read / written text and the operation on it in order to explore it in its different possibilities of realization and, finally, for metalinguistics, which is the ability to speak about language, to describe it and to analyze it as an object of study. The work developed here, of an interventive-qualitative nature, seeks to show that grammatical contents can be taught in the traditional way, because when planned, Portuguese language classes are no longer merely mechanical activities of repetition and recognition of structures and pass to focus on text teaching, allowing the student to establish a relationship of what he learns with his everyday language practices. To do this, didactic sequences were developed in the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) model, in two municipalities of Mato Grosso, with students from 6th and 7th years, whose objective was to verify how the students respond to the teaching of verbs approached in the line of Linguistic Analysis, since this content is generally taught by relying on normative grammar approaches, only passing on nomenclatures and decorations, without making sense for the student and his life. The results of the research make it evident that the proposal of the Linguistic Analysis is shown as a possible answer for the improvement of the Portuguese language teaching, being this an alternative to be incorporated in our classrooms, since it makes possible to teach breaking with the traditional model and opens up possibilities for expanding reading and writing skills as well as learner literacy skills.
KEY WORDS: Grammar. Linguistic Analysis. Verbs. Teaching.
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