ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM SENTIDO AO ENSINO DA GRAMÁTICA
Visualizações: 33Palabras clave:
Gramática, Análise Linguística, Verbos, EnsinoResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula para o ensino de verbos e de produção textual pelo viés da Prática da Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa, evidenciando a importância de organizar as aulas em etapas ordenadas a partir das atividades linguísticas, compreendidas como o próprio ato de ler e escrever, passando para as epilinguísticas, caracterizadas pelo exercício da reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades de realização e, por fim, para a metalinguística, que é a capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo. O trabalho, aqui desenvolvidode natureza interventivo-qualitativa, busca mostrar que os conteúdos gramaticais podem ser ensinados além da maneira tradicional, pois quando bem planejadas, as aulas de Língua Portuguesa deixam de serem meramente atividades mecânicas de repetição e reconhecimento de estruturas e passam a centrar-se no ensino de texto, possibilitando que o aluno consiga estabelecer uma relação daquilo que aprende com suas práticas de linguagem cotidianas. Para isso, foram desenvolvidas sequências didáticas, no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),em dois municípios de Mato Grosso, com alunos de 6º e 7º anos, cujo objetivo foi verificar como os alunos respondem ao ensino de verbos abordado na linha da Análise Linguística, uma vez que, geralmente, esse conteúdo é ensinado se apoiando nas abordagens da gramática normativa, apenas repassando nomenclaturas e decorebas, sem fazer sentido para o aluno e sua vida. Os resultados da pesquisa deixam evidente que a proposta da Análise Linguística se mostra como uma resposta possível para a melhoria do ensino da Língua Portuguesa, sendo esta uma alternativa a ser incorporada em nossas salas de aula, uma vez que possibilita ensinar rompendo com o modelo tradicional e abre possibilidades de ampliar as habilidades de ler e escrever, bem como de letramento do aluno.
ABSTRACT: This article aims to present a proposal of a lesson plan for the teaching of verbs and textual production by the bias of the Practice of Linguistic Analysis in Portuguese Language classes, highlighting the importance of organizing the classes in ordered steps from the activities linguistic, understood as the very act of reading and writing, passing to the epilingualistic, characterized by the exercise of reflection on the read / written text and the operation on it in order to explore it in its different possibilities of realization and, finally, for metalinguistics, which is the ability to speak about language, to describe it and to analyze it as an object of study. The work developed here, of an interventive-qualitative nature, seeks to show that grammatical contents can be taught in the traditional way, because when planned, Portuguese language classes are no longer merely mechanical activities of repetition and recognition of structures and pass to focus on text teaching, allowing the student to establish a relationship of what he learns with his everyday language practices. To do this, didactic sequences were developed in the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) model, in two municipalities of Mato Grosso, with students from 6th and 7th years, whose objective was to verify how the students respond to the teaching of verbs approached in the line of Linguistic Analysis, since this content is generally taught by relying on normative grammar approaches, only passing on nomenclatures and decorations, without making sense for the student and his life. The results of the research make it evident that the proposal of the Linguistic Analysis is shown as a possible answer for the improvement of the Portuguese language teaching, being this an alternative to be incorporated in our classrooms, since it makes possible to teach breaking with the traditional model and opens up possibilities for expanding reading and writing skills as well as learner literacy skills.
KEY WORDS: Grammar. Linguistic Analysis. Verbs. Teaching.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.