REFLECTIONS OF THE ETERNAL IN THE ANTHROPOPHAGEAL MIRROR OF RUBEM ALVES
REFLEXOS DO ETERNO NO ESPELHO ANTROPOFÁGICO DE RUBEM ALVES
Visualizações: 42DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8174Keywords:
Rubem Alves, Academy, RejectionAbstract
The purpose of this article is to delve into the many faces of an author who has gained space in the academy, after his death, obviously, in relation to his academic and structural inadequacy in following patterns of conceptual plastering. Knowing Rubem Alves raised many questions about how the academic should strive to reflect, as in an anthropophagic mirror, the image of those who guide him in the research process and this is the justification for the construction of this research. It starts from why the author in question did not want to "look" like the academic model in force in his time, both in terms of writing and orality? The primary hypothesis is that the Alvesian had a posthumous originality that only in the present is beginning to be laid bare. The methodology adopted was to compose an exploratory study of a bibliographic nature supported by 9 works by the aforementioned author, establishing a qualitative analysis biased by fragments of a work by Dostoyevsky and other references of analysis. The result obtained is this article and its contribution to the academic debate surrounding the unveiling of Rubem Alves.
Downloads
References
ALVES, Rubem. A gestação do futuro. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP: Papirus: 1986.
ALVES, Rubem. Da esperança. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP, Papirus: 1987.
ALVES, Rubem. Dogmatismo e Tolerância. São Paulo: Loyola, 2004.
ALVES, Rubem. Enigma da religião. 6. ed. São Paulo, Papirus: 1984.
ALVES, Rubem. O poeta, o guerreiro e o profeta. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 1991.
ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 2002.
ALVES, Rubem. O retorno e o terno: crônicas. Campinas, SP: Papirus, 2009.
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: o feitiço erótico-herético da teologia, 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1985.
ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Planeta, 2011.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
EG. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Vaticano: 2013. In: www.vatican.va.
MARCUSE, Hebert. Eros e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
MONDIN, Batista. O homem, quem ele é? Elementos de antropológia filosófica. São Paulo: Edições Paulinas, 1980.
SOUZA, Draiton Gonzaga de. O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. 3ª Edição. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.