LA FAMILIA PAITER SURUÍ Y LA SORDERA: LOS RETOS DE LA COMUNICACIÓN

A FAMÍLIA PAITER SURUÍ E A SURDEZ: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO

Visualizações: 86

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7771

Palabras clave:

Sordos indígenas, Familia, Comunicación

Resumen

Este artículo aborda el tema del proceso de comunicación entre las familias indígenas del pueblo Paiter Suruí y sus hijos sordos. El objetivo es discutir cómo se da este proceso entre los sordos indígenas y sus familias; ver cuáles son las dificultades encontradas y cuál es la visión familiar sobre la sordera. Metodológicamente, se utilizaron los presupuestos de los estudios postcríticos de Meyer y Paraíso (2012), según los cuales no existe una metodología única ni estrategias para los procedimientos, sino pautas que permiten desarrollar métodos para cumplir con los objetivos de la investigación, adaptándose a las necesidades y articulando teorías y conceptos. En general, la familia desempeña la función de cuidar, proteger y promover la salud y el bienestar, incluyendo, en el caso de las familias con niños sordos, la función de promover el aprendizaje de otra lengua, la lengua de signos, en este caso Paiter Suruí Signs - SPS. Los resultados de esta investigación muestran que los sordos Paiter Suruí son signantes y utilizan Signos Paiter Suruí (SPS). Sin embargo, también descubrimos que, en su mayoría, las familias que participaron en el estudio informan que no utilizan signos con sus hijos, sólo utilizan la lengua oral Paiter Suruí y que, a menudo, no hay entendimiento por ambas partes. Además, los padres manifestaron un sentimiento común de tristeza al ver que sus hijos eran objeto de prejuicios y no porque, en su mayoría, no conseguían integrarse eficazmente en la sociedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miriã Gil de Lima, UNIR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL) da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). Docente da UNIR, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles - Cacoal/RO, lotada no Departamento Acadêmico de Administração.

Priscilla Alyne Sumaio Soares, UNESP

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011. Defendeu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr em 2014, sendo bolsista FAPESP. Atuou principalmente em Lexicologia, Morfologia, Sintaxe, língua de sinais brasileira (LIBRAS) e sinais terena. Deu início ao trabalho de coleta e análise de dados com surdos e ouvintes terena em 2011, participando de projetos ligados à documentação de línguas indígenas e educação escolar indígena. Defendeu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr em 2018, sendo bolsista CAPES, com foco nas seguintes áreas: Documentação Linguística, Lexicologia, Morfologia, Sintaxe, Fonologia, Línguas de Sinais. É pós-graduada em LIBRAS pela FAVENI e tem experiência em tradução e interpretação de LIBRAS-Português.

Citas

ALMEIDA, M. A. A criança deficiente e a aceitação da família. Rio de Janeiro: Nova Era, 1993.

BRASIL. 2002, Lei de Libras - Lei 10436/02 | Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Lei_n__10_436__de_24_de_abril_de_2002_15226896225947_7091.pdf. Acesso em 01/03/2022.

BRITO, Lucinda F. et al. Secretaria de Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais. Vol. 3 Brasília: SEESP, 1997.

CHOI, Daniel, [et. al] Libras - Conhecimento além dos sinais. 1.ªEd. São Paulo- Editora: PEARSON. 2011

FARIA, Evangelina Maria Brito de e ASSIS, Maria Cristina de. (Orgs.) Língua portuguesa e LIBRAS: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.

FAPESP. Índios do Brasil. Disponível em: 'https://revistapesquisa.fapesp.br/indios-do-brasil/' target='_blank'>original aqui.

FILHO, Genivaldo Oliveira Santos; OLIVEIRA, Rozilda Ramos dos Santos. Educação dos Surdos: os desafios na comunicação entre surdo e a família. São Paulo, 14 jan. 2010. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/educação-dos-surdos-os-desafios-nacomunicação-entre-os-surdos-e-a-família/31113/. Acesso em: 20/02/2022.

FUNAI (Coordenadoria de Cacoal), NCPC – Núcleo de Coordenação e Promoção da Cidadania – NPDS – Núcleo de Promoção dos Direitos Sociais. (2015).

FURTADO, R.S.S. Surdez e a relação pais-filho na primeira infância. Canoas, RS: ULBRA, 2008.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação – Belo Horizonte: Editora Mazza Edições, 2012.

MENDES. Matilde, Educação escolar indígena Paiter Suruí e sua relação com os etnoconhecimentos. Dissertação de Mestrado – Cáceres MT – UNEMAT, 2017. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/PPGEdu/Dissertacoes/Defendidas_2017/Matilde_Mendes.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2022.

NEGRELLI, Maria Elizabeth Dumont; MARCON, Sonia Silva. Família e Criança Surda. Revista Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v.5, n.1, jan./abr. 2006. Disponível Em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ciencCuidSaude/article/view/5146. Acesso em: 28/02/2022.

QUADROS, E. C. de. O ambiente familiar e as condições de acesso das crianças surdas à língua de sinais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial Infantil e Fundamental) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2000

QUADROS, R.M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SACKS. Oliver W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos – 4ª reimpressão - São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2010.

SALES, Shirlei Rezende. Etnografia+netnografia+análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisa em educação. In.: Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação – Belo Horizonte: Editora Mazza Edições, 2012.

SANTANA, A. P. A. P. Berberian, G. Massi & A. C. Guarinello (Orgs.), Abordagens grupais em fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus. (2007)

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 1ª ed. Florianópolis: UFSC. 2008.

SUMAIO, Priscilla Alyne. Sinalizando com os Terenas: um estudo do uso da Libras e de sinais nativos por indígenas surdos. UNESP. Dissertação de mestrado. Araraquara – SP. 2014.

VELOSO, Éden; MAIA Valdeci. Aprenda Libras com eficiência e rapidez. Curitiba: Editora Mãos e Sinais, 2013.

VILHALVA, Shirley. Índios surdos: mapeamento das Línguas de sinais do Mato Grosso do Sul. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2012

Publicado

2024-07-18

Cómo citar

Lima, M. G. de, & Soares, P. A. S. (2024). LA FAMILIA PAITER SURUÍ Y LA SORDERA: LOS RETOS DE LA COMUNICACIÓN: A FAMÍLIA PAITER SURUÍ E A SURDEZ: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(41), 1–23. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7771