ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA VÍRGULA NA LEITURA E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 41Palabras clave:
Ensino de Língua portuguesa, Sociolinguística, Uso da vírgulaResumen
Propusemo-nos neste estudo a analisar a importância do uso da vírgula no processo de ensino-aprendizagem da língua, para verificar como o ensino da vírgula tem sido abordado nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental e como esse livro didático contribui para a prática do professor em sala de aula, se o método adotado auxilia o aluno a usar a pontuação, considerando a variação e mudança linguística e verificar o efeito de sentido causado pelo uso da vírgula em texto escrito de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Dourados- MS. Para desenvolver a pesquisa, adquirimos as obras pesquisadas, coletamos os textos dos alunos, procedemos à tabulação e análise dos textos com relação ao emprego do sinal de vírgula, para verificar seu uso e sua importância na produção dos alunos. A realização do estudo deu-se no viés da sociolinguística variacionista, no sentido de contribuir com uma metodologia sensível aos saberes do aluno, com os estudos linguísticos na área de Letras e, sobretudo, para uma reflexão acerca do assunto para auxiliar as dificuldades encontradas por professores e alunos em sala de aula.
RESUMEN: Nos propusimos a examinar la importancia del uso de la coma en el proceso de enseñanza-aprendizaje de lengua, para ver como la enseñanza de esta seña de puntuación fue desarrollada en los libros de textos de lengua portuguesa de la primaria y como este contribuyó a la práctica del profesor en el aula. ¿El método adoptado asiste al estudiante para usar la puntuación, teniendo en cuenta la variación y el cambio lingüístico? ¿Además, les auxilia a verificar el efecto causado por el uso de la coma en el texto escrito? Todo el proceso a partir de textos del 8º grado de una escuela primaria en el municipio de “Dourados-MS”. Para desarrollar la investigación, adquirimos las obras estudiadas, recogemos los textos de los estudiantes, procedemos a la tabulación y análisis de los textos, considerando el empleo del signo coma, para comprobar su uso e importancia en la producción de los estudiantes. El estudio se realizó según los presupuestos de la sociolingüística variacionista intentando contribuir con: un enfoque sensible a los conocimientos del alumno, los estudios lingüísticos en el área de Letras y, sobre todo, pensar críticamente respecto al tema para ayudar en las dificultades encontradas por profesores y estudiantes en el aula de clase.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Aceptado 2018-03-27
Publicado 2018-03-27