ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ALEMÃ EM CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO: FOCO NA COMPETÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA
Visualizações: 46Palabras clave:
Língua alemã como língua estrangeira, Formação docente, Livro didático, Competência SociolinguísticaResumen
O contato com a diversidade linguística e sociocultural se configuram num marco no contexto atual, o qual é marcado pelo avanço tecnológico e a diminuição das fronteiras geográficas. Para tanto, adquirem relevância as práticas sociolinguísticas e os processos de ensino e aprendizagem de línguas. Considerando isso, o presente estudo tece algumas discussões sobre o processo de ensino de língua alemã como língua estrangeira em contexto acadêmico brasileiro, o qual é mediado, em sua maioria, pelos materiais didáticos. Especificamente, investiga três livros didáticos de língua alemã adotados nas instituições de formação de professores, conforme dados levantados na pesquisa de Doutorado (UNIOESTE, 2016). Ao mesmo tempo, discorre sobre as variedades linguísticas presentes (ou não) nos livros didáticos voltados para licenciandos/aprendizes iniciantes de alemão, sob a perspectiva da Sociolinguística, identificando os aspectos socioculturais presentes nesses materiais produzidos na Alemanha. Os resultados apontam para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa, podendo, no entanto, constar um número maior de atividades, nas quais os fenômenos da diversidade e da variação linguística fossem contemplados, no sentido de expor os aprendizes às variedades dessa língua.
ZUSAMMENFASSUNG: Kontakt mit sprachlichen und soziokulturelle Vielfalt in einem Meilenstein im aktuellen Kontext konfiguriert, die durch den technologischen Fortschritt und die Verringerung der geographischen Grenzen markiert. Daher erwerben die Relevanz soziolinguistischer Praktiken und Prozesse des Lehrens und Lernen von Sprachen. Vor diesem Hintergrund macht es die vorliegende Studie einige Diskussionen über dem Lernprozess der deutschen Sprache unter Verwendung didaktischer Lehrwerke im brasilianischen universitären Kontext, die meist durch Unterrichtsmaterialien vermittelt wird. Insbesondere wird untersucht , drei deutschsprachige Lehrbücher in Einrichtungen der Lehrerausbildung angenommen, nach Angaben in der Doktorarbeit gesammelt (UNIOESTE, 2016). Zugleich, spricht über die sprachlichen Varianten vorhanden ist (oder nicht) in den Lehrbüchern bedeutete für Bachelor / Deutsch Anfänger Lernende, aus der Perspektive der Soziolinguistik, die sozialen und kulturellen Aspekte in diesen Materialien in Deutschland produziert zu identifizieren. Die Ergebnisse weisen auf die Entwicklung von Soziokommunikative Kompetenz, kann jedoch enthalten eine größere Anzahl von Aktivitäten in dem die Phänomene der Vielfalt und sprachlicher Variation Betracht gezogen wurden, Lernenden zu den Varietäten dieser Sprache zu belichten.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Aceptado 2018-03-27
Publicado 2018-03-27