SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM GÊNERO TEXTUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 47Palabras clave:
Gênero textual, Bilhete, Sequência didáticaResumen
Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma abordagem de ensino de gênero textual por meio de um modelo de trabalho definido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que se denomina de sequência didática. Através das primeiras produções foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos, referentes ao gênero escolhido, e na subsequência apresentamos uma proposta de formação discente a partir de uma intervenção na qual construímos a sequência didática do gênero bilhete, desenvolvendo a proposta com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cândido Portinari – de Tapurah/MT. O ensino por meio da sequência didática mostra claramente que pode ampliar as condições de um aprendizado efetivo, pelo fato de ser organizado em espiral de atividades em cada um dos módulos, permitindo a retomada e reforço dos conteúdos quando necessário após observação por meio de refacções. Uma proposta desafiadora, no tocante ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, visando também identificar o grau de habilidade de monitoramento da língua.
ABSTRACT: This article aims to present the results of a teaching approach of the textual genre through a work model defined by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) that is called a didactic sequence. Through the first productions we analyzed the students' previous knowledge about the genre and subsequent a proposal of student formation from an intervention in which we constructed the didactic sequence of the ticket genre, developing the proposal with the students of the 6th grade of Elementary School Candido Portinari State School - Tapurah / MT. The teaching through the didactic sequence clearly shows that it can extend the conditions of an effective learning, because it is organized in a spiral of activities in each of the modules, allowing the resumption and reinforcement of the contents when necessary after observation by means of spare parts. A challenging proposal, regarding the teaching and learning of Portuguese Language, also aiming to identify the degree of ability to monitor the language.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Aceptado 2018-03-27
Publicado 2018-03-27