O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 56Palabras clave:
Livro Didático, Variação Linguística, SociolinguísticaResumen
O livro didático de Língua Portuguesa (LDP) é o principal instrumento de ensino nas escolas, ele é, em muitos casos, o único instrumento utilizado para a transmissão dos conhecimentos a respeito da língua. Diante desse aspecto, cumpre-se investigar como o livro didático de Língua Portuguesa de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), aborda os aspectos da variação linguística, sabendo que para um dado livro de LP seja aprovado, o mesmo deve apresentar em suas páginas, além de outros aspectos, os aspectos de variação e heterogeneidade linguística. Para tal verificação, o trabalho se ancorou na metodologia proposta por Lima (2014), a qual sugere quatro questões com o intuito de verificar a presença da variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa. Além de Lima (2014), utilizou-se outros teóricos que deram sustentação em nossas discussões, dentre eles, Soares (1997); Brasil (1998, 2016); Mollica (2015); Faraco (2008, 2015); Cecílio e Matos (2006) Coracini (1999), Silva e Carvalho (2013) Coelho (2007), Manini (2009); Rodrigues (2010); Cavaliere (2014) e Martins, Vieira e Tavares (2014). Após as análises, foi possível verificar que o tema da variação linguística aparece na obra, não de forma esperada, mas apenas em uma seção destinada à variação linguística e esporadicamente em alguns exercícios ao longo do livro, evidenciando mais uma vez a inserção da temática de livros de LP apenas para o cumprimento de uma norma do PNLD.
ABSTRACT: the textbook of Portuguese Language (LDP) is the main instrument of education in our schools, it is, in many cases, the only instrument that our teachers use for the transmission of knowledge about the language. In this aspect, investigate how the textbook of LP by William Robert Cherry and Thereza Cochar, approved by national plan of the Textbook (PNLD), discusses aspects of linguistic variation, knowing that for a given book of LP is approved, the same shall present in its pages, in addition to other aspects, aspects of variation and linguistic heterogeneity. For such verification, leaned on the methodology proposed by Lima (2014), in which the same suggests four questions in order to verify the presence of linguistic variation in Portuguese Language textbooks. In addition to Lima (2014), other theorists who have given support in our discussions, including Shah (1997); Brazil (1998, 2016); Mollica (2015); Faraco (2008, 2015); Caecilius and Matos (2006) Coracini (1999), Silva and Carvalho (2013) Rabbit (2007), Manini (2009); Rao (2010); Cavaliere (2014) and Malik, Vieira and Tavares (2014). After analysis, it was possible to verify that the subject of linguistic variation appears in the work, not expected, in all the construction, i.e. in all sections, but only in isolated sections, designed specifically to the treatment of variation, demonstrating once again that the LP books, just insert the subject to compliance with a norm of the PNLD for it to be approved.
KEYWORDS: Didactic Book. Linguistic Variation. Sociolinguistics.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.