CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ACADÊMICOS DE LETRAS E MATEMÁTICA ACERCA DE ANGLICISMOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
LINGUISTIC BELIEFS AND ATTITUDES OF STUDENTS OF LANGUAGES AND MATHEMATICS ABOUT ANGLICISMS IN BRAZILIAN PORTUGUESE
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https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.360Palabras clave:
Crenças e atitudes. Aglicismos. Português Brasileiro.Resumen
O trabalho objetiva, sob a ótica da Sociolinguística Variacionista, analisar as crenças e atitudes linguísticas tomadas por acadêmicas de Letras e Matemática, falantes de Português Brasileiro (PB), acerca da inserção de anglicismos. Apresentando os conceitos de prestígio e purismo linguísticos. Fundamenta-se em Labov, Wenreich e Herzog (2006[1968]); Labov (1964), Biderman (2001), Bagno (1999;2001), Câmara Jr (1986), Carvalho (2002), Faraco (2001) e Fernández (1998). Em uma perspectiva sociolinguística, é possível percebermos como funciona esse processo de intercâmbio linguístico, essa mistura de línguas no âmbito social da fala. Dessa forma, esta pesquisa pode contribuir para mostrar se a Língua Inglesa, que está cada vez mais presente em nosso vocabulário, ainda causa uma estranheza em pessoas de uma área de estudo que não tem um contato tão intenso com o inglês, como o que o curso de Letras apresenta. Através disso, será possível verificar as diferentes atitudes que são tomadas por pessoas de outro campo de estudo quando entram em contato com essa língua. Utilizando como método de recolha dos dados a técnica de Matched Guise, adaptada em um formulário, na plataforma digital Google Forms. Mediante as atitudes linguísticas que foram manifestadas pelas participantes, os resultados sinalizaram que o processo de aceitação e/ou rejeição dos anglicismos no PB é condicionado, sobretudo, por fatores sociais. Cada grupo de juízes, os da Matemática e os da Letras, manifestaram níveis de prestígio diferentes acerca dos anglicismos presentes no teste.
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Citas
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