HISTORIA DEL TRATAMIENTO DE LA VARIACIÓN LINGÜÍSTICA EN LOS EXÁMENES DE ENEM
PERCURSO HISTÓRICO DO TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENEM
Visualizações: 92DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8111Palabras clave:
Variación lingüística, ENEM, Trayectoria históricaResumen
La norma estándar regula la concepción de la producción textual en los organismos públicos brasileños, lo que presupone que en las evaluaciones de gran escala aplicadas a los diversos niveles de enseñanza, los profesionales responsables de la elaboración de estas pruebas sigan las mismas directrices. En este contexto, el objetivo de este artículo es relevar preguntas del Examen Nacional de Enseñanza Media - ENEM, en la sección Lenguas, Códigos y sus Tecnologías, sobre el tratamiento de la variación lingüística, con vistas a trazar la trayectoria de este tema a lo largo de los años de aplicación del examen. El marco teórico adoptado se basa en Labov (2008), Bagno (2002; 2020) y Faraco (2008) en lo que respecta a la perspectiva de la sociolingüística variacionista y la enseñanza. Desde el punto de vista metodológico, de acuerdo con Yin (2010) y Tarallo (1986), se adoptó el criterio cuantitativo para la recolección de datos, de modo que la muestra compuesta abarca el período de 1998 a 2019, por lo tanto, veintiún años del examen que da acceso a la Educación Superior en Brasil. En las preguntas recogidas, se verificó si había alguna mención o directriz lingüística que condujera al tratamiento de la variación, ya que existen, además de los documentos oficiales institucionalizadores, estudios paralelos realizados por investigadores en el campo de la Sociolingüística cuyo objetivo ha sido, entre otros, describir variantes dialectales no siempre abordadas en la enseñanza básica. El análisis reveló diversidad terminológica para referirse al fenómeno, énfasis en la norma culta y poca discusión del tema en las preguntas analizadas.
Descargas
Citas
BAGNO, M. (Org.). Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BAGNO, M. Critérios e valores para uma norma brasileira de referência. In: Revista Verbuum, v. 9, n. 3, p. 8-23, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL, Ministério da Educação/INEP. Cadernos do ENEM. www.publicacoes.inep.com.br.
CARDOSO. S. A. M. O Projeto ALiB: caminhos andado e a percorrer. In: AGUILERA, V. de A.; GLEIIDY, A. M.; MOTA, J. A. Projeto Atlas Linguístico do Brasil - ALiB. Documentos 1. Salvador: ILUFBA: EDUFBA, 2003.
COELHO, I. L.; GÖRSKI, E. M.; SOUZA, C. M. N. de.; MAY, G. H. Para conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015. - (Coleção para conhecer linguística).
FARACO, C. A. (2008). Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 196 p.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, M. M. P. Scherre e C.R. Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
NASCENTES, Antenor. O linguajar carioca. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1953 [1922].
ROMANO, V. P. Macaxeira e mandioca na região Norte do Brasil em uma Perspectiva Diatópica nos Dados do Projeto ALiB. In: Revista Porto das Letras, Vol. 06, nº 03, p. 78-103, 2020.
TARALLO, Fernando. A Pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
WEINREICH, Weinreich; LABOV, William; HERZOG, Marvin. (1968). "Empirical Foundations for Theory of Language Change". In: LEHMANN, Paul; MALKIEL, Yakov. (eds.) Directions for Historical Linguistics. Austin: University of Texas Press: 95-188. [Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Trad.: Marcos Bagno; revisão técnica: Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZANINI, M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum, v. 21, n. 1, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.