PERCURSO HISTÓRICO DO TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENEM
HISTORICAL TRAJECTORY OF THE TREATMENT GIVEN TO LINGUISTIC VARIATION IN ENEM EXAM
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https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8111Palavras-chave:
Variação linguística, ENEM, Trajetória históricaResumo
A norma padrão regula a concepção da produção textual dos órgãos públicos brasileiros, o que pressupõe que em avaliações de larga escala aplicadas a diversos níveis de ensino, os profissionais responsáveis pela elaboração dessas provas sigam o mesmo direcionamento. Neste contexto, o objetivo deste artigo consiste em realizar o levantamento, em questões do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, no Caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, acerca do tratamento da variação linguística, com vistas a traçar a trajetória dessa temática ao longo dos anos de aplicação do referido exame. O aporte teórico adotado baseia-se em Labov (2008), Bagno (2002; 2020) e Faraco (2008) no que concerne à perspectiva da Sociolinguística Variacionista e ensino. Do ponto de vista metodológico, foi adotado, conforme Yin (2010) e Tarallo (1986), o critério quantitativo para a coleta de dados, de modo que a amostra composta abrange o período de 1998 a 2019, portanto, vinte e um anos do exame que dá acesso ao Ensino Superior no Brasil. Nas questões coletadas, foi verificado se havia menção ou direcionamentos linguísticos que conduziam ao tratamento da variação, uma vez que há, além dos documentos oficiais institucionalizantes, estudos paralelos realizados por pesquisadores da área da Sociolinguística cujo objetivo tem sido, dentre outros, a descrição de variantes dialetais que nem sempre são abordadas no ensino básico. A análise revelou a diversidade terminológica para se referir ao fenômeno, ênfase na norma culta e a baixa discussão do assunto nas questões analisadas.
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