PENPAL, AMIGOS VIRTUAIS: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA
PENPAL, AMIGOS VIRTUALES: DESARROLLANDO HABILIDADES COMUNICATIVAS EN LA LENGUA ESPAÑOLA
Visualizações: 81DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8184Palabras clave:
Aprendizagem de Língua Estrangeira, Tecnologia, Ensino de EspanholResumen
Este artigo discute sobre o uso da tecnologia e sua influência na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE). A partir de um relato de experiência oriundo da disciplina “Estágio Supervisionado”, refletimos sobre como o PENPAL, enquanto recurso tecnológico, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, a exemplo das de leitura e produção de textos, à medida que propomos o uso de tal tecnologia como uma perspectiva viável para o ensino de espanhol como língua estrangeira (MATAR, 2010). Para pensar em um aprendiz de língua espanhola como um sujeito que interage com o elemento da aprendizagem, recorremos aos pressupostos teóricos de Vieira (2011), Tapia & León (2013), Roa (2015), Suárez & Custodio (2014), Unesco (2014) e Simões (2007). Após refletir sobre as ações conduzidas a partir deste estudo, o qual está associada ao relatório da disciplina de estágio supervisionado, percebemos a contribuição do PENPAL para a promoção da interatividade em sala de aula e no desenvolvimento de competências linguísticas. Assim, sugerimos que trocas culturais e, até mesmo emocionais, se instituam fatores importantes no ensino de uma língua estrangeira, permitindo que os alunos aprendam sobre a cultura e os costumes de outros países e expandam suas redes de relacionamentos.
Descargas
Citas
ALSIED, s. M., & AMP; PATHAN, m. M. The Use of Computer Technology in EFL Classroom: Advantages and Implications. International Journal of English Language & Translation Studies, vol.1, issue, 1, p.61-71. 2013.
ALVES, S. C. de O. Interação online e Oralidade. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1ª edição, 2010, p. 126-145.
ANDRADE, Maria Margarida de. Redação Científica – elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash Editora, 2007.
CASTRO, I. H. S. de. Interação em segunda língua e colaboração para pesquisa etnográfica na comunidade cibercultural, 2008. Disponível no site: http://www.liberato.com.br/upload/arquivos/0131010717102716.pdf. Acesso em: 03 de dezembro de 2015.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2ª ed. – Petrópolis: Vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JAUREGI, K. La negociación de procesos de escritura a través de la videocomunicación. En.: N. Estévez, J. R. Gómez y M. Carbonell (eds.), La comunicación escrita en el siglo XXI, Valencia: Quaderns de Filologia. Estudis Linguístics, p. 81-105, 2011.
MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem e Ensino, vol. 4, nº 1. p. 79-111. 2001.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
MATTAR, JOÃO. Games em Educação: como nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
ROA, Juan de Dios Villanueva. Nuevas tecnologías aplicadas a la enseñanza del español como lengua extranjera. Rhec. Vol. 16. No. 16, enero-diciembre, p. 323-342. 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez (2007).
SIMÕES, R. F. Vozes Inconclusas: Mosaicos Linguísticos presentes na sala de aula e na vida. Dissertação de Mestrado. 2007. 180f. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação.
SOUZA, Ricardo Augusto de. O discurso oral, o discurso escrito e o discurso eletrônico. In: PAIVA, Vera Lúcia M. de O. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1ª ed., 2010.
SUÁREZ, N.; CUSTODIO, J. Evolución de las tecnologías de información y comunicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Vínculos, Volumen11, Número1, p.209-220, 2014.
UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Documentos de trabalho da UNESCO sobre aprendizagem móvel. (Brasília: UNESCO, 2014.64 p.). Incl. Bibl.ISBN: 978-85-7652-188-4.
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72.
TAPIA, E.; LÉON, J. (2013). Educación con TIC para la sociedad del conocimiento. Revista Digital Universitaria. 1 de enero 2013, Volumen 14, Número 1, p.1-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.