PENPAL, AMIGOS VIRTUAIS: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA

PENPAL, AMIGOS VIRTUALES: DESARROLLANDO HABILIDADES COMUNICATIVAS EN LA LENGUA ESPAÑOLA

Visualizações: 81

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8184

Palabras clave:

Aprendizagem de Língua Estrangeira, Tecnologia, Ensino de Espanhol

Resumen

Este artigo discute sobre o uso da tecnologia e sua influência na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE). A partir de um relato de experiência oriundo da disciplina “Estágio Supervisionado”, refletimos sobre como o PENPAL, enquanto recurso tecnológico, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, a exemplo das de leitura e produção de textos, à medida que propomos o uso de tal tecnologia como uma perspectiva viável para o ensino de espanhol como língua estrangeira (MATAR, 2010). Para pensar em um aprendiz de língua espanhola como um sujeito que interage com o elemento da aprendizagem, recorremos aos pressupostos teóricos de Vieira (2011), Tapia & León (2013), Roa (2015), Suárez & Custodio (2014), Unesco (2014) e Simões (2007). Após refletir sobre as ações conduzidas a partir deste estudo, o qual está associada ao relatório da disciplina de estágio supervisionado, percebemos a contribuição do PENPAL para a promoção da interatividade em sala de aula e no desenvolvimento de competências linguísticas. Assim, sugerimos que trocas culturais e, até mesmo emocionais, se instituam fatores importantes no ensino de uma língua estrangeira, permitindo que os alunos aprendam sobre a cultura e os costumes de outros países e expandam suas redes de relacionamentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelmara Duarte de Santana Lima, PROFLETRAS-UFPB

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Mestranda pelo PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras/UFPB; Especialista em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2022); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional pelo Centro Internacional - UNINTER (2021); Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB (2013); Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2014); e, Licenciada em Letras-Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2011).

Joelton Duarte-de-Santana, UFAPE

Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e líder do Grupo de Estudos sobre Bilinguismo: Ensino, Aprendizagem, Cognição e Processamento - GESB (CNPQ). Pós-Doutor em Estudos em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras - PPgEL - UFRN (2019). Doutor em Linguística - Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017), com estágio doutoral (doutorado sanduíche) realizado na City University of New York - CUNY - Queens College em Nova Iorque - EUA (2015). Mestre em Linguística - Linguagem, Cognição e Sentido também pelo PROLING - UFPB (2012). Graduado em Letras - Português e Inglês - pela Universidade de Pernambuco - UPE - Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM (2010) - Campus Mata Norte.

Citas

ALSIED, s. M., & AMP; PATHAN, m. M. The Use of Computer Technology in EFL Classroom: Advantages and Implications. International Journal of English Language & Translation Studies, vol.1, issue, 1, p.61-71. 2013.

ALVES, S. C. de O. Interação online e Oralidade. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1ª edição, 2010, p. 126-145.

ANDRADE, Maria Margarida de. Redação Científica – elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash Editora, 2007.

CASTRO, I. H. S. de. Interação em segunda língua e colaboração para pesquisa etnográfica na comunidade cibercultural, 2008. Disponível no site: http://www.liberato.com.br/upload/arquivos/0131010717102716.pdf. Acesso em: 03 de dezembro de 2015.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2ª ed. – Petrópolis: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JAUREGI, K. La negociación de procesos de escritura a través de la videocomunicación. En.: N. Estévez, J. R. Gómez y M. Carbonell (eds.), La comunicación escrita en el siglo XXI, Valencia: Quaderns de Filologia. Estudis Linguístics, p. 81-105, 2011.

MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem e Ensino, vol. 4, nº 1. p. 79-111. 2001.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

MATTAR, JOÃO. Games em Educação: como nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

ROA, Juan de Dios Villanueva. Nuevas tecnologías aplicadas a la enseñanza del español como lengua extranjera. Rhec. Vol. 16. No. 16, enero-diciembre, p. 323-342. 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez (2007).

SIMÕES, R. F. Vozes Inconclusas: Mosaicos Linguísticos presentes na sala de aula e na vida. Dissertação de Mestrado. 2007. 180f. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação.

SOUZA, Ricardo Augusto de. O discurso oral, o discurso escrito e o discurso eletrônico. In: PAIVA, Vera Lúcia M. de O. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1ª ed., 2010.

SUÁREZ, N.; CUSTODIO, J. Evolución de las tecnologías de información y comunicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Vínculos, Volumen11, Número1, p.209-220, 2014.

UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Documentos de trabalho da UNESCO sobre aprendizagem móvel. (Brasília: UNESCO, 2014.64 p.). Incl. Bibl.ISBN: 978-85-7652-188-4.

VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72.

TAPIA, E.; LÉON, J. (2013). Educación con TIC para la sociedad del conocimiento. Revista Digital Universitaria. 1 de enero 2013, Volumen 14, Número 1, p.1-12.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Lima, J. D. de S., & Duarte-de-Santana, J. (2024). PENPAL, AMIGOS VIRTUAIS: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA: PENPAL, AMIGOS VIRTUALES: DESARROLLANDO HABILIDADES COMUNICATIVAS EN LA LENGUA ESPAÑOLA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(38), 1–26. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8184