PENPAL, AMIGOS VIRTUAIS: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA

PENPAL, AMIGOS VIRTUALES: DESARROLLANDO HABILIDADES COMUNICATIVAS EN LA LENGUA ESPAÑOLA

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8184

Palabras clave:

Aprendizagem de Língua Estrangeira, Tecnologia, Ensino de Espanhol

Resumen

Este artigo discute sobre o uso da tecnologia e sua influência na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE). A partir de um relato de experiência oriundo da disciplina “Estágio Supervisionado”, refletimos sobre como o PENPAL, enquanto recurso tecnológico, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, a exemplo das de leitura e produção de textos, à medida que propomos o uso de tal tecnologia como uma perspectiva viável para o ensino de espanhol como língua estrangeira (MATAR, 2010). Para pensar em um aprendiz de língua espanhola como um sujeito que interage com o elemento da aprendizagem, recorremos aos pressupostos teóricos de Vieira (2011), Tapia & León (2013), Roa (2015), Suárez & Custodio (2014), Unesco (2014) e Simões (2007). Após refletir sobre as ações conduzidas a partir deste estudo, o qual está associada ao relatório da disciplina de estágio supervisionado, percebemos a contribuição do PENPAL para a promoção da interatividade em sala de aula e no desenvolvimento de competências linguísticas. Assim, sugerimos que trocas culturais e, até mesmo emocionais, se instituam fatores importantes no ensino de uma língua estrangeira, permitindo que os alunos aprendam sobre a cultura e os costumes de outros países e expandam suas redes de relacionamentos.

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Biografía del autor/a

Joelmara Duarte de Santana Lima, PROFLETRAS-UFPB

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Mestranda pelo PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras/UFPB; Especialista em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2022); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional pelo Centro Internacional - UNINTER (2021); Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB (2013); Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2014); e, Licenciada em Letras-Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2011).

Joelton Duarte-de-Santana, UFAPE

Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e líder do Grupo de Estudos sobre Bilinguismo: Ensino, Aprendizagem, Cognição e Processamento - GESB (CNPQ). Pós-Doutor em Estudos em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras - PPgEL - UFRN (2019). Doutor em Linguística - Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017), com estágio doutoral (doutorado sanduíche) realizado na City University of New York - CUNY - Queens College em Nova Iorque - EUA (2015). Mestre em Linguística - Linguagem, Cognição e Sentido também pelo PROLING - UFPB (2012). Graduado em Letras - Português e Inglês - pela Universidade de Pernambuco - UPE - Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM (2010) - Campus Mata Norte.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Lima, J. D. de S., & Duarte-de-Santana, J. (2024). PENPAL, AMIGOS VIRTUAIS: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA: PENPAL, AMIGOS VIRTUALES: DESARROLLANDO HABILIDADES COMUNICATIVAS EN LA LENGUA ESPAÑOLA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(38), 1–26. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8184