IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FONÉTICO/FONOLÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA
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Fonética, Fonologia, EnsinoResumo
Considerando o objetivo principal de todo e qualquer ato comunicativo humano estar pautado na compreensão, neste artigo buscou-se refletir sobre a importância do conhecimento fonético e fonológico por parte do professor no processo de ensino da língua. Conhecimento este que possibilitará olhar para os textos dos alunos e perceber quais são os equívocos causados pela interferência da fala na escrita e os fenômenos de natureza arbitrária da língua, que não permitem tornar os textos totalmente adequados para circulação social. Discorreu-se, ainda, a respeito da importância desse conhecimento para o ensino de língua materna e realizou-se a análise de textos de uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Toledo/PR, no sentido de observar a ocorrência da monotongação e ditongação nesses enunciados escritos. Utilizou-se, como embasamento teórico, autores como Seara, Nunes e Lozzaroto-Volcão (2011), Oliveira (2005), Hernandorena (2001), Cagliari (2002), entre outros. Os resultados demonstraram que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de modo geral, compreendem as principais diferenças entre a linguagem falada e a escrita.
ABSTRACT: Considering the main objective of any human communicative act being based on comprehension, this article sought to reflect on the importance of phonological and phonetic knowledge on the part of the teacher in the process of teaching the language. This knowledge will make it possible to look at the students' texts and to understand the misconceptions caused by the interference of speech in writing and the phenomena of an arbitrary nature of the language that do not allow the texts to be fully adapted for social circulation. It was also discussed about the importance of this knowledge for the teaching of mother tongue and the analysis of texts of a group of students of the 5th year of Elementary School, of a public school in the municipality of Toledo / PR, was carried out. Sense of observing the occurrence of monotongation and diphthongation in these written statements. Authors such as Seara, Nunes and Lozzaroto-Volcão (2011), Oliveira (2005), Hernandorena (2001), Cagliari (2002) and others were used as theoretical basis. The results showed that students in the fifth year of elementary school, in general, understand the main differences between spoken and written language.
KEYWORDS: Phonetics; Phonology; Teaching.
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