VARIAÇÃO DIATÓPICA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 2
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Lexicografia, Dicionário escolar, Variação diatópicaResumo
O presente artigo busca evidenciar e discutir a variação diatópica em dicionários escolares do tipo 2, isto é, obras que possuem um número mínimo de 3.000 e máximo de 15.000 verbetes e proposta lexicográfica adequada a alunos em fase de consolidação do domínio tanto da escrita quanto da organização e da linguagem típicas do gênero dicionário. Nosso corpus consta dos seguintes dicionários: Biderman, Maria Tereza Camargo. Dicionário ilustrado de português. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009; Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio ilustrado. Curitiba: Positivo, 2008; Geiger, Paulo (org.) Caldas Aulete – Dicionário escolar da língua portuguesa ilustrado com a turma do Sítio do pica- pau amarelo. 3 ed. São Paulo: Globo, 2011 e Mattos, Geraldo. Dicionário júnior da língua portuguesa. 4 ed. São Paulo: FTD, 2011. Pretendemos realizar uma análise comparativa do registro da variação diatópica nas obras que compõem o nosso corpus e avaliar criticamente os critérios lexicográficos adotados por seus autores. Apoiar-nos-emos nos conceitos básicos da Lexicografia e da Sociolinguística. Como resultado de nossas análises, essa pesquisa revelou a falta de critérios, bem como o tratamento dado às informações presentes na microestrutura dos verbetes.
ABSTRACT: The present article seeks to evidence and discuss the diatopic variation in type 2 school dictionaries, that is, those that have a minimum number of 3,000 and a maximum of 15,000 entries and a lexicographical proposal suitable for students in the consolidation phase of both writing and the typical organization and language of the dictionary genre. Our corpus consists of the following dictionaries: Dicionário ilustrado de português by Maria Tereza Camargo Biderman, 2nd edition, Atica Publishing, 2009; Dicionário Aurélio ilustrado by Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Curitiba, Positivo Publishing, 2008; Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Ilustrado com a Turma do Sítio do PicaPau Amarelo, by Caldas Aulete, organized by Paulo Geiger, São Paulo, Globo Publishing, 2011; Dicionário júnior da língua portuguesa by Geraldo Mattos, 4th edition, São Paulo, FTD Publishing, 2011.We intend to perform a comparative analysis of the diatopic variation register in the works that compose our corpus and to critically evaluate the lexicographical criteria adopted by its authors. We will focus on the basic concepts of Lexicography and Sociolinguistics. As a result of the analyzes, this research revealed the lack of criteria, as well as the treatment given to the information present in the microstructure of the entries.
KEY WORDS: Lexicography; School Dictionary; Diatopic Variation.
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