O INTÉRPRETE DE LIBRAS E A DIVERSIDADE LÍNGUISTICA DA CULTURA SURDA

THE LIBRAS INTERPRETER AND THE LINGUISTIC DIVERSITY OF THE DEAF CULTURE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.323

Palavras-chave:

Cultura Surda; Educando Surdo; Diversidade Linguística; LIBRAS; Tradutor/Intérprete.

Resumo

Considerando a importância que o professor e tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como ouvinte tem nos processos de promoção e difusão da cultura surda, o objetivo deste trabalho é refletir sobre como este profissional poderia efetivamente concorrer para fomentar a inclusão de pessoas surdas em escolas regulares. Cumprindo a sua função social ao contribuir adequadamente com o pleno desenvolvimento cognitivo, político, social, emocional etc. do educando surdo. Também analisar os sentidos dos sinais ocorridos durante a comunicação na língua de sinais, respeitando as diversidades linguísticas presentes em cada espaço social. contribuindo para a possibilidade de proliferação da variação linguística sinalizada.

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Biografia do Autor

Luciene Nascimento Cardoso, PPGL/UNEMAT

Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT e interprete de Língua Brasileira de Sinais no departamento de Letras - UNEMAT.

Taisir Mahmudo Karim, UNEMAT

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

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Publicado

19-05-2021

Como Citar

Cardoso, L. N., & Karim, T. M. (2021). O INTÉRPRETE DE LIBRAS E A DIVERSIDADE LÍNGUISTICA DA CULTURA SURDA: THE LIBRAS INTERPRETER AND THE LINGUISTIC DIVERSITY OF THE DEAF CULTURE. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(33), 1–10. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.323