POSSIBILIDADES DE LEITURA COM A CANETA 3D: SABER-PODER NUMA CULTURA MAKER

READING POSSIBILITIES WITH THE 3D PEN: KNOWLEDGE-POWER IN A MAKER CULTURE

Visualizações: 85

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8118

Palavras-chave:

Caneta 3D, Análise do Discurso, Leitura, Cultura maker

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada Enunciados visuais com efeitos tridimensionais da caneta 3D: entre a virtualidade e a realidade que está vinculado ao projeto de pesquisa A emergência da leitura por meio de enunciados verbo-visuais com efeitos tridimensionais. Neste trabalho, propomos analisar como o efeito de projeção na realidade, proporcionado pela caneta 3D, mobiliza práticas de leitura que se transformam de um gesto do olho a um gesto do corpo. Objetivamos entender o funcionamento e as possibilidades de leitura que irrompem por meio desse recurso tridimensional ofertado pela caneta 3D. O aporte teórico utilizado será a Análise do Discurso de linha francesa, mas também nos apoiaremos nos conceitos sobre novas práticas de leitura, repertórios de saber do campo filosófico/sociológico. Estudaremos os efeitos de sentido subjetivos propiciados por representações tridimensionais feitas com a caneta 3D. Fundamentaremos nosso trabalho nas epistemologias de Chartier (1998), Foucault (1987, 1998, 2005), Pêcheux (1999), Soares (2002), Courtine (2011) e outros autores. Pesquisaremos como essas novas práticas de leituras relacionadas aos efeitos tridimensionais possibilitam regularidades na ordem do discurso contemporânea e como elas se associam com a leitura convencional bidimensional, mas podem oferecer uma prática mais interativa, capaz de transformar um sujeito leitor em um sujeito também com efeito de autor, dado o estímulo à introjeção corporal, seja real, seja virtual. A hipótese é que o contato com a caneta 3D promove sinestesias que podem contribuir para o estímulo dessa possibilidade de leitura que escapa do convencional e propiciar o desenvolvimento de novos procedimentos de composição/leitura textual plurissemiótica, associados à cultura maker.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Fonseca Veiga, POSLLI/UEG

Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade pelo POSLLI/UEG (2020). Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela UEG (2018). Cursando Cinema e Audiovisual pela UEG. Bolsista de Iniciação Científica pela CNPq.

Luana Alves Luterman, UEG

Pós-doutora em Linguística pela UFSCar (2018), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004).  Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso. Líder do Grupo Estúdio – Grupo de Estudos do Discurso.

Referências

D FILA. Tudo o que você queria saber sobre Caneta 3D e seus filamentos. Disponível em: <https://3dfila.com.br/tudo-o-que-voce-queria-saber-sobre-caneta-3d-e-seus-filamentos/>. Acesso em: 13 Mar. 2021.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2006.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; FURTADO, Cássia; PERCEGUEIRO, Cláudia Maria de Abreu. Leitura e escrita no mundo digital desafios e oportunidades para alunos e professores. São Luís: EDUFMA, 2021.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Tradução de Maurício Santana Dias. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: UNESP, 1998.

COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L; SARGENTINI, V. (orgs.). Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DE CERTEAU, M. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Correa de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

DELEUZE, Gilles. Que és un dispositivo? In: BALBIER, E. et. al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999, p. 155-163.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GRASEL, Karina Bergonci. Economia Colaborativa: o poder do crowdfunding na promoção de ações sociais. 2017. 56 f. TCC (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LOPES, Lucas O. et al. O “Maker” na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade, Responsabilidade Social. Ctrl+E, Pernambuco, 2019. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8908/8809>. Acesso em: 02 Mai. 2021.

LUTERMAN, Luana Alves. Sujeito e performance: a emergência do corpo inscrito em enunciados tridimensionais. 2014. 256 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

MCKENZIE, Donald Francia. Bibliography and the sociology of texts. Londres: The British Library, 1986.

NEGROMONTE, Emanuel. Qual material devo usar na minha impressora 3D? ABS vs PLA vs PVA. 2019. Disponível em: <https://sempreupdate.com.br/qual-material-devo-usar-na-minha-impressora-3d-abs-vs-pla-vs-pva/>. Acesso em: 13 Mar. 2021.

ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução: José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola (Estratégias de ensino; 29). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 116-131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp. 143-160.

Downloads

Publicado

17-04-2024

Como Citar

Veiga, J. F., & Luterman, L. A. (2024). POSSIBILIDADES DE LEITURA COM A CANETA 3D: SABER-PODER NUMA CULTURA MAKER: READING POSSIBILITIES WITH THE 3D PEN: KNOWLEDGE-POWER IN A MAKER CULTURE. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(35), 1–23. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8118