Proposta de ação para sistematização curricular da educação física partir do modelo CIPP
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6677Palavras-chave:
educação física escolar, currículo, sistematização curricularResumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a realidade da Educação Física escolar da rede municipal de Suzano, SP, a fim de obter indicadores, que possibilitarão uma futura composição de sistematização do componente curricular. Como opção metodológica se adotou a pesquisa qualitativa, tendo como referência a análise de documentos oficiais, levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de grupo focal. Como subsídio do processo avaliativo foi utilizado o modelo CIPP (contexto, insumo, processo e produto) baseado em uma abordagem proativa de avaliação e tomada de decisões. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Os resultados das análises do contexto, dos insumos, do processo e do produto final evidenciaram a existência de docentes comprometidos, mas que carecem de suporte técnico, político e didático. Os apontamentos culminaram numa proposta de ações com as necessidades fundamentais do momento atual, visando o futuro desenvolvimento da sistematização curricular do componente Educação Física no município.
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