Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências
Concepções e práticas docentes no ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8663Keywords:
Avaliação da aprendizagem, Ensino de ciências, Aprendizagem significativaAbstract
Este estudo investigou as concepções e práticas avaliativas de professores de ciências no ensino médio, visando compreender como esses aspectos influenciam o desenvolvimento de competências críticas e a construção significativa do conhecimento. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, envolveu 24 professores de Ciências da Natureza, com mais de um ano de experiência, em instituições de ensino médio do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, a partir de um roteiro de seis perguntas e os dados obtidos foram organizados, transcritos e analisados com a ajuda do software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2. Os resultados revelaram a predominância de práticas avaliativas tradicionais, com ênfase na avaliação somativa/classificatória, apesar do reconhecimento das limitações desse modelo. As concepções dos docentes sobre avaliação da aprendizagem e o uso de instrumentos avaliativos foram temas centrais, destacando a necessidade de promover uma avaliação mais orientada por objetivos qualitativos para fomentar uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências críticas.
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