A tecnologia digital em redes na educação de jovens e adultos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.8705

Palabras clave:

tecnologia digital, estudantes, EJA, ideologia, dialética.

Resumen

Este trabalho busca apreender a apropriação de tecnologia digital em rede pelas/os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando as implicações da reificação nesse processo. O método é o materialismo histórico-dialético, considerando que essa tecnologia é caracterizada por uma série de contradições, ideias e valores permeados pelas relações históricas e pelos principais atores/as (sujeitos, instituições, grupos) envolvidos em sua criação e desenvolvimento. O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica que contribui para identificar lacunas no conhecimento sobre a tecnologia digital em rede, levando a novas perguntas e desafios, os quais podem ser tratados por meio de outras formas de pesquisa. Dessa forma, a análise crítica dialética da tecnologia digital em rede enfoca sua não neutralidade e o impacto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais em sua adoção e uso. O estudo reflete sobre a relação dialética entre tecnologia digital em redes na EJA, contextualizando-a na sociedade capitalista neoliberal como instrumento de dominação de classe. Apesar da aparência inovadora e transformadora da tecnologia digital em redes, sua essência pode ser conservadora, mantendo a lógica ideológica da sociedade capitalista.

Biografía del autor/a

Rafael Vieira de Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Rafael Vieira de Araújo é Doutorando em Educação pela PUC Goiás, onde também atua como bolsista do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás e em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, possui mestrado em Educação pela PUC Goiás. Especialista em Educação Física Escolar, Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos, além de ser Sensei de judô (faixa preta 2 dan). Com experiência na área de Educação Física, atua principalmente em temas de pedagogia do esporte, EJA, mundo do trabalho e políticas educacionais. Rafael também exerceu funções de coordenação e gestão em tecnologia educacional na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e atualmente (2024-2025) integra como apoio técnico pedagógico na Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC Goiás e coordenador regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA no Estado de Goiás. Além disso, foi autor e coautor dos Livros de Pedagogia do Esporte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (GEPE), contribuindo significativamente para a produção acadêmica na área. É também membro do Grupo da Infância, Sociedade e Família (GIFS) na PUC Goiás.

Divino de Jesus da Silva Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Docente da PUC Goiás: Escola de Ciências Sociais e da Saúde (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - PSSP) e Escola de Formação de Professores e Humanidades (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - PPGE). Coordenador do GT: A Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Coordenador do Grupo de Pesquisa da Infância, Família e Sociedade (PSSP) e integrante do grupo: Juventude e Educação (PPGE). Email: divino.psi@pucgoiás.edu.br ; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2861290567624956

Rildo Vieira de Araújo, Instituto Federal de Educação

Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela UCDB de Campo Grande-MS. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças. Atua nos seguintes temas: Agrimensura, Saneamento Ambiental, Geometria plana e Espacial, Ensino e Aprendizagem, Topografia, Meio Ambiente, Estatística, Cadastro Técnico Multifinalitário, plano diretor, área de preservação permanente, regularização fundiária, planejamento urbano. Email: ifmt.rildo@gmail.com  ; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8724163396459735

Citas

ARAÚJO, Rafael Vieira de. A CORPOREIDADE-SUBJETIVIDADE DOS EDUCANDOS TRABALHADORES DO PROEJA - FIC.. 2015. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.

ANTUNES, P. F. R. Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, v. 16, n. 2, p. 36-55, dez. 2017.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD 2019. Brasília: IBGE, 2019.

COELHO, Lenir de Jesus Barcelos; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. As tecnologias na educação de jovens e adultos: contribuições para a prática educativa. Anápolis: IFG, 2021.

FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana. 1ª.ed. - São Paulo: Boitempo, 2023.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. In: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf/view . Acesso, 05 jan 2023.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PEIXOTO, J. Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação. Linhas Críticas, n. 29, p. 1-19, 2023.

PEIXOTO, J. Contribuições à crítica ao tecnocentrismo. Revista de Educação Pública, v.31, p.1-15, 2022.

PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Educativa (Goiânia, on-line), v. 20, p. 507-526, 2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809. Acesso em: 10 out. 2023.

SOUSA, Daniela Rodrigues de; PEIXOTO, Joana. Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente. Revista HISTEDBR (on-line), Campinas, SP, v. 22, p. 1-20, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666975

Acesso em: 14 dez. 2022.

XAVIER, M. E.; RIBEIRO, M. L. e Noronha, O. M. História da Educação: A escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Publicado

2026-02-07

Cómo citar

Araújo, R. V. de, Rodrigues, D. de J. da S., & Araújo, R. V. de. (2026). A tecnologia digital em redes na educação de jovens e adultos . INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(46), 171–188. https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.8705

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo