Sinais-termo para o ensino de ciências da natureza
estado da arte sobre as produções acadêmicas no Brasil (2012-2023)
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.9565Palabras clave:
Ciências da natureza, Sinal-termo, Estudante surdoResumen
O presente artigo tem como objetivo sistematizar e analisar dissertações e teses sobre sinais-termo voltadas para o ensino de Ciências da Natureza. Assim, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório de natureza quantitativa e qualitativa, produções publicadas no período de 2012 a 2023 nos quais abordam a temática sinais-termo. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de divulgação das produções relacionadas a sinais-termo que abordam termos científicos da área de Ciências da Natureza. Os resultados apresentam uma predominância de produções defendidas na área de Biologia e cuja disseminação dos sinais-termo vêm acompanhando os avanços tecnológicos, recentemente com o acesso via link ou QR Code. A Universidade de Brasília se revela como o maior centro de concentração em pesquisas na área, com a pesquisadora Enilde Faulstich se destacando com uma quantidade robusta de orientações nesse período. Dentre os pesquisadores mais citados na área de sinais-termo voltados às Ciências da Natureza, temos Costa (2012, 2021), Faulstich (2012, 2014, 2016), Prometi (2013, 2020) e Tuxi (2017). As contribuições desse estudo têm o propósito de subsidiar pesquisadores, docentes e intérpretes visando oportunizar uma melhora no ensino para surdos, no acesso dos estudantes ao conhecimento científico por intermédio de um ensino com a utilização de sinais-termo.
Citas
ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de. Aceitabilidade de sinais em videoprovas do Enem em Libras. 2022. 273 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
ARAÚJO, Nathane Rocha. Ensino de Ciências para alunos surdos: uma proposta de termos específicos em Língua Brasileira de Sinais. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul-dez. 2013.
CARVALHO, Fabiana Alves de. Codocência: uma relação a ser colocada em prática na educação de surdos com uso de sinais-termo no Ensino de Ciências. 2020. 247 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2020.
CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Projeto Varlibras. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
CASTRO JUNIOR, Glaucio de. Variação linguística em língua de sinais brasileira – foco no léxico. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
CASTRO JÚNIOR, Gláucio; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; PROMETI, Daniela; MARINHO, Erivaldo; TUXI, Patricia. Estudos do léxico das línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371964721_Estudos_do_Lexico_das_Linguas_de_Sinais. Acesso em: 20 de out. 2024.
COSTA, Messias Ramos. Proposta de modelo de enciclopédia visual bilingue juvenil: Enciclolibras. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
COSTA, Messias Ramos. Enciclolibras: produção sistematizada de sinais-termo em língua de sinais brasileira em novos eixos temáticos: LSB e LGP: (“Proposta Enciclopédica: EncicloSigno em contexto”). 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
DAWES, Tathianna Prado. Validação de sinais em contexto institucional específico: sinais-termo para biologia. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, 2021.
FARIA, Sandra Patrícia de. Representações lexicais da língua de sinais brasileira: uma proposta lexicográfica. 2009. 290 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
FAULSTICH, Enilde. Especificidades semânticas e lexicais: a criação de sinais-termo na língua de sinais brasileira. In: Léxico e suas interfaces: descrição, reflexão e ensino. 1. ed. Araraquara/São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
FAULSTICH, Enilde. Sinal-Termo. Nota lexical. Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm). Brasília: UnB, 2012.
FAULSTICH, Enilde. Sinal-Termo. Nota lexical. Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm). Brasília: UnB, 2014.
LIMA, Marisa Dias. Um estudo sobre aquisição de ordem e concordância no Português Escrito por Surdos. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
NASCIMENTO, Cristiane Batista do. Terminografia em Língua de Sinais Brasileira: proposta de glossário ilustrado semibilíngue do meio ambiente, em mídia digital. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
OLIVEIRA, Janine Soares de. Análise descritiva da estrutura querológica de unidades terminológicas do glossário Letras-Libras. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
OLIVEIRA, Janine Soares de. Glossário Letras-Libras como ferramenta para formação/consulta de tradutores. In: CONGRESSO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA, 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. Disponível em: https://publicacao.copels.com.br/index.php/tilsp/article/view/558. Acesso em: 10 out. de 2024.
PEREIRA, Kevin Lopes. A Significação de Conceitos Químicos: estudo semiótico referente à ação coformadora do Intérprete de Libras em uma sala de aula com surdo. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2020.
PIZANO, Gabriel Lima. Análise e compilação de terminologias em Libras para expressarem conceitos de Ciências da Natureza. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2023.
PORTO, N. S. G. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas-qualificando o ensino de surdos. Caderno de Letras, Pelotas-RS, n. 22, p. 201–220, jan-jul. 2014.
PROMETI, Daniela. Glossário bilíngue da língua de sinais brasileira: Criação de sinais dos termos da música. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
PROMETI, Daniela. Terminologia da Língua de Sinais Brasileira: léxico visual bilíngue dos sinais-termo musicais – um estudo contrastivo. 2020. 260 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
PROMETI, Daniela; TUXI, Patricia. A terminologia da língua de sinais brasileira – Libras: estudos dos sinais-termo de diferentes áreas do conhecimento. In: CASTRO JÚNIOR, Gláucio; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; PROMETI, Daniela; MARINHO, Erivaldo; TUXI, Patricia. (Org.). Estudos do léxico das línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2023. p. 37-46. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371964721_Estudos_do_Lexico_das_Linguas_de_Sinais. Acesso em: 22 de out. 2024.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba- PR, v. 6, n. 19, p.37–50, 2006.
SANTOS CÁ, Taise Gomes dos. Terminologia em Língua de Sinais: Glossário Botânica em Libras. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
SANTOS CÁ, Taise Gomes dos; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Registro de sinais-termo na área da botânica. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. Itapetinga-BA. v. 3, n. 7, p.1-15, jan-mar. 2022.
TUXI, Patricia. A terminologia na Língua de Sinais Brasileira: proposta de organização e de registro de termos técnicos e administrativos do Meio Acadêmico em glossário bilíngue. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.