Sinais-termo para o ensino de ciências da natureza

estado da arte sobre as produções acadêmicas no Brasil (2012-2023)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.9565

Palabras clave:

Ciências da natureza, Sinal-termo, Estudante surdo

Resumen

O presente artigo tem como objetivo sistematizar e analisar dissertações e teses sobre sinais-termo voltadas para o ensino de Ciências da Natureza. Assim, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório de natureza quantitativa e qualitativa, produções publicadas no período de 2012 a 2023 nos quais abordam a temática sinais-termo. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de divulgação das produções relacionadas a sinais-termo que abordam termos científicos da área de Ciências da Natureza. Os resultados apresentam uma predominância de produções defendidas na área de Biologia e cuja disseminação dos sinais-termo vêm acompanhando os avanços tecnológicos, recentemente com o acesso via link ou QR Code. A Universidade de Brasília se revela como o maior centro de concentração em pesquisas na área, com a pesquisadora Enilde Faulstich se destacando com uma quantidade robusta de orientações nesse período. Dentre os pesquisadores mais citados na área de sinais-termo voltados às Ciências da Natureza, temos Costa (2012, 2021), Faulstich (2012, 2014, 2016), Prometi (2013, 2020) e Tuxi (2017). As contribuições desse estudo têm o propósito de subsidiar pesquisadores, docentes e intérpretes visando oportunizar uma melhora no ensino para surdos, no acesso dos estudantes ao conhecimento científico por intermédio de um ensino com a utilização de sinais-termo.

Biografía del autor/a

Kamilla Fonseca Lemes, Instituto Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás. Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Goiás. Especialização em Libras; Educação Especial e Inclusiva e Perícia Ambiental. Graduada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência em tradução e interpretação há mais de 13 anos. Atuou como tutora a distância pela Universidade Federal de Goiás, junto ao CIAR-UFG na disciplina de Ensino da Libras e exerceu a função de primeira secretária da Associação dos Profissionais Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais do Estado de Goiás (APILGO). Atualmente é docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

Sandra Regina Longhin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1979), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1980), mestrado em Química Analítica pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Química Analítica e Inorgânica pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia, e professora Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos temas poluentes emergentes, resíduos químicos e gerenciamento de resíduos. Na área de Ensino de Química e Educação Ambiental atua no Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG na Formação de Professores para o Ensino de Química, em Educação Inclusiva, em Educação Ambiental. Atualmente é Coordenadora Institucional do Pibid da PUC Goiás.

Citas

ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de. Aceitabilidade de sinais em videoprovas do Enem em Libras. 2022. 273 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

ARAÚJO, Nathane Rocha. Ensino de Ciências para alunos surdos: uma proposta de termos específicos em Língua Brasileira de Sinais. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul-dez. 2013.

CARVALHO, Fabiana Alves de. Codocência: uma relação a ser colocada em prática na educação de surdos com uso de sinais-termo no Ensino de Ciências. 2020. 247 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2020.

CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Projeto Varlibras. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CASTRO JUNIOR, Glaucio de. Variação linguística em língua de sinais brasileira – foco no léxico. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CASTRO JÚNIOR, Gláucio; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; PROMETI, Daniela; MARINHO, Erivaldo; TUXI, Patricia. Estudos do léxico das línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371964721_Estudos_do_Lexico_das_Linguas_de_Sinais. Acesso em: 20 de out. 2024.

COSTA, Messias Ramos. Proposta de modelo de enciclopédia visual bilingue juvenil: Enciclolibras. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

COSTA, Messias Ramos. Enciclolibras: produção sistematizada de sinais-termo em língua de sinais brasileira em novos eixos temáticos: LSB e LGP: (“Proposta Enciclopédica: EncicloSigno em contexto”). 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

DAWES, Tathianna Prado. Validação de sinais em contexto institucional específico: sinais-termo para biologia. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, 2021.

FARIA, Sandra Patrícia de. Representações lexicais da língua de sinais brasileira: uma proposta lexicográfica. 2009. 290 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

FAULSTICH, Enilde. Especificidades semânticas e lexicais: a criação de sinais-termo na língua de sinais brasileira. In: Léxico e suas interfaces: descrição, reflexão e ensino. 1. ed. Araraquara/São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

FAULSTICH, Enilde. Sinal-Termo. Nota lexical. Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm). Brasília: UnB, 2012.

FAULSTICH, Enilde. Sinal-Termo. Nota lexical. Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm). Brasília: UnB, 2014.

LIMA, Marisa Dias. Um estudo sobre aquisição de ordem e concordância no Português Escrito por Surdos. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

NASCIMENTO, Cristiane Batista do. Terminografia em Língua de Sinais Brasileira: proposta de glossário ilustrado semibilíngue do meio ambiente, em mídia digital. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

OLIVEIRA, Janine Soares de. Análise descritiva da estrutura querológica de unidades terminológicas do glossário Letras-Libras. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

OLIVEIRA, Janine Soares de. Glossário Letras-Libras como ferramenta para formação/consulta de tradutores. In: CONGRESSO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA, 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. Disponível em: https://publicacao.copels.com.br/index.php/tilsp/article/view/558. Acesso em: 10 out. de 2024.

PEREIRA, Kevin Lopes. A Significação de Conceitos Químicos: estudo semiótico referente à ação coformadora do Intérprete de Libras em uma sala de aula com surdo. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2020.

PIZANO, Gabriel Lima. Análise e compilação de terminologias em Libras para expressarem conceitos de Ciências da Natureza. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2023.

PORTO, N. S. G. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas-qualificando o ensino de surdos. Caderno de Letras, Pelotas-RS, n. 22, p. 201–220, jan-jul. 2014.

PROMETI, Daniela. Glossário bilíngue da língua de sinais brasileira: Criação de sinais dos termos da música. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PROMETI, Daniela. Terminologia da Língua de Sinais Brasileira: léxico visual bilíngue dos sinais-termo musicais – um estudo contrastivo. 2020. 260 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

PROMETI, Daniela; TUXI, Patricia. A terminologia da língua de sinais brasileira – Libras: estudos dos sinais-termo de diferentes áreas do conhecimento. In: CASTRO JÚNIOR, Gláucio; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; PROMETI, Daniela; MARINHO, Erivaldo; TUXI, Patricia. (Org.). Estudos do léxico das línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2023. p. 37-46. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371964721_Estudos_do_Lexico_das_Linguas_de_Sinais. Acesso em: 22 de out. 2024.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba- PR, v. 6, n. 19, p.37–50, 2006.

SANTOS CÁ, Taise Gomes dos. Terminologia em Língua de Sinais: Glossário Botânica em Libras. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

SANTOS CÁ, Taise Gomes dos; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Registro de sinais-termo na área da botânica. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. Itapetinga-BA. v. 3, n. 7, p.1-15, jan-mar. 2022.

TUXI, Patricia. A terminologia na Língua de Sinais Brasileira: proposta de organização e de registro de termos técnicos e administrativos do Meio Acadêmico em glossário bilíngue. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Publicado

2026-02-07

Cómo citar

Lemes, K. F., & Longhin, S. R. (2026). Sinais-termo para o ensino de ciências da natureza: estado da arte sobre as produções acadêmicas no Brasil (2012-2023) . INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(46), 153–170. https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.9565

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo