AMÉLIA AMERICANO FRANCO DOMINGUES DE CASTRO:

Inovação Pedagógica e Resistência no Ensino Superior Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.9949

Palavras-chave:

Educação brasileira, Piaget, Amélia Domingues

Resumo

Este estudo examina a atuação de Amélia Americano Franco Domingues de Castro, uma das principais educadoras brasileiras do século XX, destacando suas contribuições para a renovação da educação no Brasil, especialmente no ensino superior e na formação docente. A pesquisa enfoca as metodologias que ela desenvolveu, fundamentadas nos princípios da Escola Nova e nas teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou análise documental e revisão bibliográfica, com ênfase em documentos primários, como sua tese de doutorado “Princípios do Método no Ensino em História”, analisada à luz de teóricos como Dewey, Piaget, Freire e Saviani. Além disso, fontes secundárias que discutem a história da educação e a representação do ensino superior no Brasil também foram incorporadas. Os resultados indicam que Amélia transformou a prática pedagógica ao integrar teoria e prática, promovendo uma educação inclusiva e crítica, com destaque para o uso de dinâmicas colaborativas e a contextualização do ensino, que são pertinentes aos desafios educacionais contemporâneos. Sua luta pela inclusão das mulheres na academia consolidou um legado de resistência, inspirando debates sobre equidade e inovação no campo educacional. Este trabalho contribui para a preservação da memória de Amélia, ressaltando a relevância de suas contribuições para a construção de uma pedagogia democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

 

Diogo da Silva Roiz é professor titular nos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UEMS, e do programa de pós-graduação em Educação. Doutor em História pela UFPR, com estágio de pós-doutorado pela mesma instituição. Professor do programa de pós-graduação em História da UFPR. E-mail: diogosr@uems.br. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-8952-7826.

Naiara, UEMS

Mestranda em Educação pela UEMS. Graduada em Pedagogia pela UEMS.

Referências

ADEIA, John. Experiência e Educação. Nova Iorque: Kappa Delta Pi, 1938.

ADEIA, John. Democracia e Educação. 10. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1997.

AZEVEDO, Fernando de. A Escola Nova no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 2001.

BARBOSA, Rui. Educação Moral e Cívica. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1916.

BARBOSA, Rui. Obras completas. Rio de Janeiro: MEC, 1947.

BOURDIEU, Pierre. Uma crítica social do julgamento. 2. ed. São Paulo: Zouk, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CASTRO, Amélia Americano Franco Domingues de. Princípios do no ensino de História. 1950. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

CASTRO, Amélia Americano Franco Domingues de. Didática do estudo: na perspectiva do desenvolvimento intelectual. 1963. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CASTRO, Amélia Domingues de. Memorial apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. São Paulo, 1973.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

CLAPARÈDE, Édouard. Um funcional de educação. Lisboa: Presença, 1925.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevitch. Atividade, Consciência e Personalidade. Prentice-Hall, 1978.

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Produção intelectual de Amélia Americano Domingues de Castro (1920-2020): ao ensino e à Didática da Geografia. Novas tendências em pesquisa qualitativa, Oliveira de Azeméis, Portugal, v. 12, p. e737, 2022. DOI: 10.36367/ntqr.12.2022.e737. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/737. Acesso em: 3 dec. 2024

MEUMANN, Ernst. A Economia e a Prática do Ensino. Local de publicação não identificado: Editora não identificada, data não identificada.

PAUCHET, Victor (tradução) Educação da vontade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987.

PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. São Paulo: Editora não identificada, data não identificada.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Local de publicação não identificada: Editora não identificada, data não identificada.

PIAGET, Jean. Princípios da Epistemologia Genética. Nova Iorque: Livros Básicos, 1972.

ROIZ, Diogo. História e Historiografia da Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2020.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Katiene Nogueira da. Mulher, professora universitária e pesquisadora: a trajetória de Amélia Americano Franco Domingues de Castro (1920 - ) no ensino superior. In: VIDAL, D. (Org..). Mulheres no ensino (São Paulo, XIX e XX). 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2019. p. 15-25.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Anuário Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1942.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para 1943. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1943.

VIDAL, Diana Gonçalves; VICENTINI, Paula Perin. Mulheres Inovadoras no Ensino (São Paulo, XIX e XX). Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Uma formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Mente na sociedade: o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Roiz, D. da S., & de Souza, N. (2025). AMÉLIA AMERICANO FRANCO DOMINGUES DE CASTRO: : Inovação Pedagógica e Resistência no Ensino Superior Brasileiro. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS - ISSN 2764-0655, 5(5), 19–42. https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.9949