AMÉLIA AMERICANO FRANCO DOMINGUES DE CASTRO:
Inovação Pedagógica e Resistência no Ensino Superior Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.9949Palavras-chave:
Educação brasileira, Piaget, Amélia DominguesResumo
Este estudo examina a atuação de Amélia Americano Franco Domingues de Castro, uma das principais educadoras brasileiras do século XX, destacando suas contribuições para a renovação da educação no Brasil, especialmente no ensino superior e na formação docente. A pesquisa enfoca as metodologias que ela desenvolveu, fundamentadas nos princípios da Escola Nova e nas teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou análise documental e revisão bibliográfica, com ênfase em documentos primários, como sua tese de doutorado “Princípios do Método no Ensino em História”, analisada à luz de teóricos como Dewey, Piaget, Freire e Saviani. Além disso, fontes secundárias que discutem a história da educação e a representação do ensino superior no Brasil também foram incorporadas. Os resultados indicam que Amélia transformou a prática pedagógica ao integrar teoria e prática, promovendo uma educação inclusiva e crítica, com destaque para o uso de dinâmicas colaborativas e a contextualização do ensino, que são pertinentes aos desafios educacionais contemporâneos. Sua luta pela inclusão das mulheres na academia consolidou um legado de resistência, inspirando debates sobre equidade e inovação no campo educacional. Este trabalho contribui para a preservação da memória de Amélia, ressaltando a relevância de suas contribuições para a construção de uma pedagogia democrática e inclusiva.
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