DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ
CHALLENGES OF SCHOOLING INDIGENOUS DEAF PAITER SURUÍ
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8135Palavras-chave:
Indígenas surdos, Educação indígena, Educação escolar indígena, Paiter SuruíResumo
Nos dias atuais, são grandes os desafios enfrentados na educação escolar. Quando nos referimos à educação indígena, podemos prever que os desafios encontrados são ainda maiores, em especial se tratamos de educação de indígenas surdos. Nesta pesquisa, abordaremos como se apresenta na prática o processo de inclusão de um grupo de indígenas surdos na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sertanista José do Carmo Santana, na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada na aldeia Gapgir, no município de Cacoal/RO. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de abordagem qualitativa, na qual o pesquisador mantém contato direto com o ambiente e com a situação que está sendo objeto do estudo. Como instrumentos metodológicos para produção de dados, foram utilizados os registros de caderno de campo, os relatórios realizados durante a pesquisa e um questionário semiestruturado com questões abertas, o qual foi aplicado aos pais e professores que atuam na escola indígena com alunos surdos. A pesquisa tem como objetivo descrever o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas surdos Paiter Suruí, verificando o relacionamento desses indivíduos com família e na escola, bem como a forma que se dá sua comunicação em tais ambientes. Além disso, pretende-se apresentar as metodologias e estratégias dos professores na escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, foi verificada a importância da visualidade, que é uma marca da cultura e identidade dos surdos, visto que são indivíduos que apreendem o mundo à sua volta por meio visão.
Downloads
Referências
ÂNGELO, Francisca Novatino P. de. A educação escolar indígena e a diversidade cultural no Brasil. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias / Organização Luís Donisete Benzi Grupioni. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
ELER, Rosiane Ribas de Souza. Língua de sinais Paiter Suruí: sinais do ambiente escolar. 1ª ed. Ji-Paraná-RO: Clube dos Autores, ISBN 978.65.00.01316-0, 2020.
GÓES, F. A. de B. . Um encontro inesperado: os pais e seu filho com deficiência mental. Psicologia: Ciência & Profissão, 26(3), 450-461. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000300009
LEITE, K. G. Nós mesmo e os Outros: etnomatemática e interculturalidade na escola indígena paiter. Tese de doutorado da Universidade Federal do Mato Grosso no programa da Rede Amazônica de Educação em Ciencias e Matemática, Programa de Pos Graduação em Ensino de Ciencias e Matematica. Cuiabá, 2014.
LEITE, Tarcísio de Arantes; QUADROS, Ronice M.; Língua de sinais do Brasil: reflexões sobre o seu estatuto de risco e a importância da documentação. In: STUMPF, Marianne Rossi; QUADROS, Ronice Muller; LEITE, Tarcísio de Arantes; (orgs.) Série Estudos de Língua de Sinais. Florianópolis: Insular. 2014, v.II, p. 15-28.
LUCIANO, Gersem José dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
MEYER, Dagmar Estermann, PARAÍSO, Marluce Alves (orgs.). Metodologia de pesquisa pós-crítica em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MEIR, Irit, SANDLER, Wendy, PADDEN, CAROL ARONOFF, Mark. 2010. Emerging Sign Languages. In Mark Marschark & Patricia Elizabeth Spencer (Eds.). The Oxford Handbook of Deaf Studies, Language and Education, Volume 2, 267-280. Oxford: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195390032.013.0018
MENGA, L. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 2008.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
MINEIRO, Ana; CARMO, Patrícia. Língua Gestual de São Tomé e Príncipe. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto - Vol. 11 - 2016 - 161-182.
OLIVEIRA, Isaura Gisele de; POLETTO, Michele. Vivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 16, nº 2, p. 102-119, 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sc i_arttext & pid=S1677-29702015000200009&lng=pt&nrm=iso>acesso em 31 dez. 2016.
QUADROS, Ronice M.; SCHMIEDT. Magali L.P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4ª ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016.
SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma Viagem ao Mundo dos Surdos. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SURUÍ, Joaton. Metar et ah: Uma proposta de educação escolar indígena diferenciada para o Povo Suruí Paiter de Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná/RO: 2014.
TAVEIRA, L. A. S.; ROSADO, C. C. Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos. Revista Espaço, nº 39, jan./jul., 2013. ISSN 0103-7668, (27-42), Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.