DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ

CHALLENGES OF SCHOOLING INDIGENOUS DEAF PAITER SURUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8135

Palavras-chave:

Indígenas surdos, Educação indígena, Educação escolar indígena, Paiter Suruí

Resumo

Nos dias atuais, são grandes os desafios enfrentados na educação escolar. Quando nos referimos à educação indígena, podemos prever que os desafios encontrados são ainda maiores, em especial se tratamos de educação de indígenas surdos. Nesta pesquisa, abordaremos como se apresenta na prática o processo de inclusão de um grupo de indígenas surdos na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sertanista José do Carmo Santana, na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada na aldeia Gapgir, no município de Cacoal/RO. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de abordagem qualitativa, na qual o pesquisador mantém contato direto com o ambiente e com a situação que está sendo objeto do estudo. Como instrumentos metodológicos para produção de dados, foram utilizados os registros de caderno de campo, os relatórios realizados durante a pesquisa e um questionário semiestruturado com questões abertas, o qual foi aplicado aos pais e professores que atuam na escola indígena com alunos surdos. A pesquisa tem como objetivo descrever o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas surdos Paiter Suruí, verificando o relacionamento desses indivíduos com família e na escola, bem como a forma que se dá sua comunicação em tais ambientes. Além disso, pretende-se apresentar as metodologias e estratégias dos professores na escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, foi verificada a importância da visualidade, que é uma marca da cultura e identidade dos surdos, visto que são indivíduos que apreendem o mundo à sua volta por meio visão.

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Biografia do Autor

Rosiane Ribas de Souza Eler, UNIR/PPGL-UNEMAT

Docente da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, doutorando do PPGL UNEMAT.

Juliana Isabel Fagundes de Carvalho, PPGL-UNEMAT

Mestranda do PPGL da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Cáceres, MT, Brasil.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Eler, R. R. de S., & Carvalho, J. I. F. de. (2025). DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ: CHALLENGES OF SCHOOLING INDIGENOUS DEAF PAITER SURUÍ. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(39), 1–20. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8135