FENÓMENOS FONÉTICOS EN LA ESCRITURA DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA
FENÔMENOS FONÉTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8181Palabras clave:
Fenómenos fonéticos, Escritura, Educación básicaResumen
El trabajo, de naturaleza teórica y predominantemente descriptivo, pretende discutir la interferencia de algunos fenómenos fonéticos en la escritura de los estudiantes de la enseñanza fundamental. Se parte de la premisa de que muchos elementos lingüísticos sujetos a variación en el habla coloquial del individuo pueden encontrarse en las producciones escritas de los alumnos, principalmente de aquellos procedentes de escuelas públicas. El estudio se basa en los debates de autores como Zorzi (1998), Mollica (2003), Bortoni-Ricardo (2005, 2006), Faraco (2005), Simões (2006), Morais (2003, 2007) y, desde una perspectiva teórica, tiene como objetivo demostrar que los estudios realizados sobre la lengua escrita pueden contribuir significativamente al ámbito educativo, acercando cada vez más la teoría lingüística a la práctica pedagógica. Se evidencia la necesidad de que el profesor de lengua portuguesa posea una sólida formación sociolingüística, con el fin de que comprenda mejor los diversos factores lingüísticos y sociales que pueden originar las desviaciones gráficas en la escritura de los estudiantes. La investigación apunta al hecho de que las estrategias didácticas para la adquisición, en la escritura, de los fenómenos variables en el habla deben ser explícitas, ya que a medida que el alumno toma conciencia de estos hechos lingüísticos del habla que pueden interferir en la escritura, la tendencia es que los problemas ortográficos disminuyan y la recuperación de estos segmentos se produzca sin muchos traumas para el aprendiz.
Descargas
Citas
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemu na esola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair Maria; COELHO, Izete. (Orgs.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006, p.267-276.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Ed. Scipione, 1992.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 1999.
CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. Erros de escolares como sintomas de tendências linguísticas no português do Rio de Janeiro. In: UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão (Org.). Dispersos de Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
CARVALHO, Renata Lemos. A aquisição das consoantes líquidas por crianças usuárias de uma variedade não-padrão do português. 2009. 199 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
COSTA, Geisa Borges da Costa. O apagamento do rótico em coda silábica na escrita de estudantes catuenses. 180f. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística), Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, 2010.
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FREITAS, Judith. A variante gráfica do zotro. In: FERREIRA et al. Diversidade do português do Brasil: estudos de dialectologia rural e outros. 2ª ed. Salvador: Centro editorial e didático da UFBA, 1994.
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática,1982.
MOLLICA, Maria Cecília. Variação, mudança e escrita. In: CARDOSO, Suzana. (Org.). Diversidade Linguística e Ensino. Salvador: EDUFBA, 1996, p.159-164.
MOLLICA, Maria Cecília. Da linguagem coloquial à escrita padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
MONTEIRO, Ana Márcia Luna. Sebra-ssono-pessado-asado: o uso do "s" sob a ética daquele que aprende. In: MORAIS, Artur Gomes (Org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.43-60.
MORAIS, Artur Gomes de. Representaciones Infantiles sobre la Ortografía del Portugués. Tese de Doutorado. Universidade de Barcelona. Espanha. 1995.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: este peculiar objeto de conhecimento. In MORAIS, Artur Gomes (Org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.7-19.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2007.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SIMÕES, Darcília. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola, 2006.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.