FENÔMENOS FONÉTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PHONETIC PHENOMENA IN THE WRITING OF PRIMARY SCHOOL STUDENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8181

Palavras-chave:

Fenômenos Fonéticos, Escrita, Educação Básica

Resumo

O trabalho, de natureza teórica e de cunho predominantemente descritivo, pretende discutir sobre a interferência de alguns fenômenos fonéticos na escrita de estudantes do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto de que muitos elementos linguísticos sujeitos à variação na fala coloquial do indivíduo podem ser encontrados nas produções escritas dos alunos, principalmente daqueles provenientes das escolas públicas. O estudo está ancorado nas discussões de autores como Zorzi (1998), Mollica (2003), Bortoni-Ricardo (2005, 2006), Faraco (2005), Simões (2006), Morais (2003, 2007) e, em uma perspectiva teórica, tem o intuito de demonstrar que os estudos realizados sobre a língua escrita podem contribuir significativamente para a área educacional, aproximando cada vez mais a teoria linguística da prática pedagógica. Evidencia-se a necessidade de o professor de língua portuguesa possuir uma sólida formação sociolinguística, a fim de que ele compreenda melhor os diversos fatores linguísticos e sociais que podem originar os desvios gráficos na escrita dos estudantes. A pesquisa aponta para o fato de que as estratégias didáticas para a aquisição, na escrita, dos fenômenos variáveis na fala, devem ser explícitas, pois à medida que o aluno toma consciência desses fatos linguísticos da fala que podem interferir na escrita, a tendência é que os problemas ortográficos diminuam e a recuperação desses segmentos aconteça sem muitos traumas para o aprendiz.

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Biografia do Autor

Geisa Borges Costa, UFBA

Doutora em Língua e Cultura pela Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

22-07-2025

Como Citar

Costa, G. B. (2025). FENÔMENOS FONÉTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PHONETIC PHENOMENA IN THE WRITING OF PRIMARY SCHOOL STUDENTS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–25. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8181