A RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2018-2024)

RELATIONSHIP BETWEEN SPEECH AND WRITING IN THE LANGUAGE ACQUISITION PROCESS: A SURVEY OF BRAZILIAN THESES AND DISSERTATIONS (2018-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.9744

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Consciência fonológica, Relação fala e escrita, Aquisição da escrita

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados da pesquisa em teses e dissertações sobre a relação fala e escrita no processo de aquisição da escrita. O objetivo deste artigo é apresentar um estado de arte de pesquisas voltadas para a relação fala e escrita no processo de aquisição da escrita, para pontuar os objetivos e os resultados que fizeram e fazem a diferença no contexto educacional, principalmente no papel da Linguística, especificamente da Fonética e da Fonologia. O recorte temporal é dos últimos 6 anos, de 2018 até a 2024, sendo que desse levantamento identificou-se 8 pesquisas de mestrado e doutorado que se referiam à relação fala e escrita, bem como consciência fonológica no processo de aquisição da escrita. Dentre as contribuições que esses estudos trouxeram à comunidade acadêmica, destaca-se a centralidade do processo fonológico para a compreensão aprofundada das complexas interações entre fala e escrita no contexto do aprendizado inicial da escrita.

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Biografia do Autor

Jane Flávia Esser, PPGL-UNIOESTE

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel.

Jéssica Daiani Zimmer Bulow, PPGL-UNIOESTE

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel.

Sanimar Busse, UNIOESTE


Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, Campus Cascavel.

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Publicado

28-07-2025

Como Citar

Esser, J. F., Bulow, J. D. Z., & Busse, S. (2025). A RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2018-2024): RELATIONSHIP BETWEEN SPEECH AND WRITING IN THE LANGUAGE ACQUISITION PROCESS: A SURVEY OF BRAZILIAN THESES AND DISSERTATIONS (2018-2024). WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–19. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.9744