O APAGAMENTO DO R NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO: UM ESTUDO ORTOGRÁFICO DE BASE SOCIOLINGUÍSTICA
THE DELETION OF R IN THE WRITING OF SIXTH GRADERS: A SOCIOLINGUISTICALLY BASED ORTHOGRAPHIC STUDY
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i40.8114Palavras-chave:
Apagamento do R, Fonologia, Interação em sala, SociolinguísticaResumo
Apresentamos um recorte de dissertação do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PROFLETRAS), na qual se discutiu o apagamento do R em final de verbos na escrita de alunos do sexto ano, e se fez a proposição de um objeto de aprendizagem, a partir da aplicação de um conjunto de exercícios trabalhados em sala de aula, voltados especificamente para o apagamento do R na escrita de alunos do Ensino Fundamental. Adotamos, nesse trabalho, as contribuições da Fonologia de Alvarenga e Oliveira (1997); Bisol (2005); Scliar-Cabral (2003), de Ortografia propostas por Morais (1999); Zorzi (1998), e da Sociolinguística Educacional, desenvolvida por Bortoni-Ricardo (2004; 2005) etc. Aplicamos cinco atividades para análise de percepção auditiva do /R/, pronúncia do /R/, leitura e escrita do R; e analisamos as produções textuais de uma turma de 30 alunos do sexto ano de uma escola pública estadual do Maranhão. Observamos e registramos o comportamento do alunado na interação durante a execução das atividades propostas. Concluímos que: 1) o cancelamento da vibrante, característico do Português brasileiro e exemplificado na prolação dos sujeitos partícipes da pesquisa, é motivado pela proximidade de traços fonéticos entre as vogais e o rótico, e interfere na omissão do morfema de infinitivo na escrita de alunos do Ensino Fundamental; 2) a execução de atividades em que se promove a interação alunos/alunos, alunos/professor, explorando as modalidades escrita e oral da língua resulta eficiente para a minimização do desvio ortográfico do apagamento do R em final de verbos.
Downloads
Referências
ALENCAR, Maria Silvana Militão de. Variação dos fonemas / R / e / r / no falar de Fortaleza – UFC. In: CD ROM VII Congresso de Fonética e Fonologia e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 15 a 18 de novembro de 2004.
ALVARENGA, D. e OLIVEIRA, M.A. Canonicidade silábica e aprendizagem da escrita. In: Revista de Estudos de Linguagem, Belo Horizonte, ano 6, v. 1, p. 127-158, jan./jun. 1997. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.5.1.127-158
BISOL, Leda. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática do Português Falado. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
BISOL, Leda (Org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em Língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stela Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne; MORAES, João. Processos (s) de enfraquecimento consonantal no Português do Brasil. In: ABAURRE, Maria Bernadete; RODRIGUES, Angela C.S. (orgs). Gramática do Português Falado. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
CALLOU, Dinah e SERRA, C. Variação do rótico e estrutura prosódica. Revista do GELNE, v. 14, nº Especial, p. 41-58. 2002.
CARVALHO, Lucirene da Silva. Os róticos em posição de coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, 2009. Tese (Doutorado em Letras).
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 6º ano: Língua Portuguesa. 7. ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2012.
COLLISCHONN, Gisela. A sílaba em Português. In: BISOL, Leda. Introdução a estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 4ed. rev. ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
CORRÊA, Viriato. Cazuza. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
LIMA, Marcia M. de Oliveira. As consoantes Róticas no Português Brasileiro com Notas sobre as Róticas das Variedades de Goiânia,Goiatuba e Uberlândia. Dissertação (Mestrado em Linguística) Universidade de Brasília, Brasília- DF, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARROQUIM, Mario. A língua do Nordeste: Alagoas e Pernambuco. 3 ed. Curitiba: HDLivros, 1996.
MATZENAUER, Carmen Lúcia. Introdução à teoria fonológica. In: BISOL, Leda. Introdução a estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 4. ed. rev. ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
MONARETTO, Valéria. Descrição da vibrante no português do sul do Brasil. In: BISOL, Leda e COLLISCHONN, Gisela (orgs.). Português do Sul do Brasil: variação fonológica. Porto Alegre: EDPUCRS, 2009.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2 ed. São Paulo: Ática, 1999.
NASCENTES, Antenor. O linguajar carioca. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1953.
PEDROSA, Juliene Lopes. Variação Fonético-Fonológica e Ensino de Português. In: MARTINS, Marco Antonio, TAVARES, Maria Alice, VIEIRA, Silvia Rodrigues. Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.
RIBEIRO, Lorena Nascimento de Souza. O apagamento do -R em coda silábica: há influência da fala na escrita? Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Salvador, Universidade do Estado da Bahia, 2013.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do Português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SILVA, Thais Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.
VOTRE, Sebastião. Aspectos da variação fonológica na fala do Rio de Janeiro. 1978. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.