O APAGAMENTO DO R NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO: UM ESTUDO ORTOGRÁFICO DE BASE SOCIOLINGUÍSTICA

THE DELETION OF R IN THE WRITING OF SIXTH GRADERS: A SOCIOLINGUISTICALLY BASED ORTHOGRAPHIC STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i40.8114

Palavras-chave:

Apagamento do R, Fonologia, Interação em sala, Sociolinguística

Resumo

Apresentamos um recorte de dissertação do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PROFLETRAS), na qual se discutiu o apagamento do R em final de verbos na escrita de alunos do sexto ano, e se fez a proposição de um objeto de aprendizagem, a partir da aplicação de um conjunto de exercícios trabalhados em sala de aula, voltados especificamente para o apagamento do R na escrita de alunos do Ensino Fundamental. Adotamos, nesse trabalho, as contribuições da Fonologia de Alvarenga e Oliveira (1997); Bisol (2005); Scliar-Cabral (2003), de Ortografia propostas por Morais (1999); Zorzi (1998), e da Sociolinguística Educacional, desenvolvida por Bortoni-Ricardo (2004; 2005) etc. Aplicamos cinco atividades para análise de percepção auditiva do /R/, pronúncia do /R/, leitura e escrita do R; e analisamos as produções textuais de uma turma de 30 alunos do sexto ano de uma escola pública estadual do Maranhão. Observamos e registramos o comportamento do alunado na interação durante a execução das atividades propostas. Concluímos que: 1) o cancelamento da vibrante, característico do Português brasileiro e exemplificado na prolação dos sujeitos partícipes da pesquisa, é motivado pela proximidade de traços fonéticos entre as vogais e o rótico, e interfere na omissão do morfema de infinitivo na escrita de alunos do Ensino Fundamental; 2) a execução de atividades em que se promove a interação alunos/alunos, alunos/professor, explorando as modalidades escrita e oral da língua resulta eficiente para a minimização do desvio ortográfico do apagamento do R em final de verbos.

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Biografia do Autor

Lucirene da Silva Carvalho, UESPI

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piaui - UFPI (1988), Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG (2000) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009) e Pós-Doutorado, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019). É professor Associado III, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Marcelino Rodrigues Cutrim Netto, SEDUC-MA

Professor da rede pública estadual de São Luís do Maranhão, e egresso do Mestrado Profissional em Letras da UESPI.

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Publicado

08-07-2025

Como Citar

Carvalho, L. da S., & Cutrim Netto, M. R. (2025). O APAGAMENTO DO R NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO: UM ESTUDO ORTOGRÁFICO DE BASE SOCIOLINGUÍSTICA: THE DELETION OF R IN THE WRITING OF SIXTH GRADERS: A SOCIOLINGUISTICALLY BASED ORTHOGRAPHIC STUDY. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(40), 1–25. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i40.8114