«¿QUÉ QUIERES QUE HAGA?» – UN ANÁLISIS DEL USO DEL MODO VERBAL INDICATIVO POR EL SUBJUNTIVO EN EL HABLA DE CÁCERES-MT

“O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇO?” – UMA ANÁLISE DO USO DO MODO VERBAL INDICATIVO PELO SUBJUNTIVO NA FALA DE CÁCERES-MT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8850

Palabras clave:

Lingüística, Variación lingüística, Modo verbal subjuntivo

Resumen

El objetivo de este artículo es investigar el uso del modo verbal subjuntivo en el habla de los hablantes de la comunidad de Cáceres-MT. Motivados por los estudios sociolingüísticos y por nuestra experiencia en esta comunidad, observamos el uso de este tiempo verbal en diversas situaciones comunicativas, en las que se produce el cambio del modo subjuntivo por el modo indicativo, como por ejemplo: «¿Qué quieres que haga?» en lugar de «¿Qué quieres que haga?». Esta forma peculiar de expresión es utilizada por hablantes reales en prácticas específicas y, por lo tanto, es un fenómeno relevante para la investigación. El estudio se basa en la perspectiva de la sociolingüística, a la luz de la teoría de la variación lingüística, y utiliza un enfoque cuantitativo-cualitativo en el análisis de las entrevistas. Delimitamos los factores sociales de sexo, rango de edad y nivel educativo para la observación del uso de estos tiempos verbales. Los resultados indicaron que las dos formas verbales se utilizan de manera prácticamente igual, con pocas diferencias entre una y otra. Sin embargo, entre las variables sociales analizadas, destacamos el resultado de la variable sexo, ya que, en este estudio, los hombres lideraron el uso de la forma estándar (modo subjuntivo), mientras que los estudios sobre variaciones de esta naturaleza suelen indicar que las mujeres utilizan la forma estándar con mayor frecuencia.

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Biografía del autor/a

Beatriz Arruda Acosta Ferreira da Cruz, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Campus de Cáceres- MT.

Priscila Borges Coutinho, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística, na linha de Pesquisa: Estudo de Processos Linguísticos, PPGL-Programa de Pós Graduação em Linguística, UNEMAT, campus de Cáceres- MT. Mestre em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT .Campus de Cáceres- MT. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT) (2008). Pós graduada em Língua Inglesa pela FIJ- Faculdades Integradas de Jacarépaguá-RJ. Graduada no curso de Pedagogia, pela instituição UNIGRAN. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia Darwin. Possui experiência em docência em escolas regulares e também em cursos de idiomas. Fala e escreve e ouve o Inglês fluentemente.Atualmente atua como servidora pública efetiva do Estado de Mato Grosso, através do órgão SEDUC- Atuando como professora de Língua Estrangeira ( Inglês), na Educação Básica. Possui curso de aprimoramento em Língua Inglesa( Inglês como segunda Língua, ESL) na Carolina do Norte, NC, USA, e na Illinois State University, Universidade de Illinois, na cidade de Normal, USA, com a duração de 6 semanas através do Programa PDPI ( Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês), apoiados pela CAPES e Fulbright. Possui curso de Libras Básico pela instituição Federal IFMT. Possui experiência como Tradutora/ Intérprete em Lingua estrangeira Inglês em Eventos Acadêmicos e traduções de Abstract.. Possui Exame Internacional Linguaskill de Cambridge, nível B2

Daniele Angélica Borges Foletto, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Campus de Cáceres- MT. Possui graduação em letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007) pedagogia pela FAEST(2018) e especialização em Fundamentos da Educação: didática e docência do ensino superior por UNIVAG (2011). Atualmente é professora efetiva de Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso e Professora interina da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT Campus de Tangará da Serra-MT.

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Publicado

2025-07-12

Cómo citar

Cruz, B. A. A. F. da, Coutinho, P. B., & Foletto, D. A. B. (2025). «¿QUÉ QUIERES QUE HAGA?» – UN ANÁLISIS DEL USO DEL MODO VERBAL INDICATIVO POR EL SUBJUNTIVO EN EL HABLA DE CÁCERES-MT: “O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇO?” – UMA ANÁLISE DO USO DO MODO VERBAL INDICATIVO PELO SUBJUNTIVO NA FALA DE CÁCERES-MT. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(42), 1–24. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8850