“O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇO?” – UMA ANÁLISE DO USO DO MODO VERBAL INDICATIVO PELO SUBJUNTIVO NA FALA DE CÁCERES-MT

“WHAT DO YOU WANT ME TO DO?” – AN ANALYSIS OF THE USE OF THE INDICATIVE VERB MODE BY THE SUBJUNCTIVE IN THE SPEECH OF CÁCERES-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8850

Palavras-chave:

Linguística, Variação linguística, Modo verbal subjuntivo

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o uso do modo verbal subjuntivo, na fala de falantes da comunidade de Cáceres-MT. Motivada pelos estudos sociolinguísticos e pela nossa experiência nessa comunidade, observamos o uso desse tempo verbal em situações de comunicação diversas, nas quais acontece a troca do modo verbal subjentivo pelo modo indicativo, como por exemplo: “O que você quer que eu faço?” ao invés de “O que você quer que eu faça?” Essa forma peculiar de expressão é usada por falantes reais, em práticas específicas e, portanto, um fenômeno relevante para investigação. O estudo está fundamentado na perspectiva da Sociolinguística, à luz da Teoria da Variação Linguística, e utiliza uma abordagem de cunho quanti-qualitativo, na análise de entrevistas. Delimitamos os fatores sociais sexo, faixa etária e escolaridade, para a observação do uso desses tempos. Os resultados apontaram que as duas formas verbais são usadas de forma praticamente igual, com poucas diferenças entre uma e outra. Entretanto, dentre as variáveis sociais analisadas, destacamos o resultado da variável sexo, visto, neste estudo, os homens lideraram o uso da forma padrão – modo subjuntivo, enquanto os estudos sobre variação dessa natureza, geralmente, indicam que as mulheres usam a forma padrão, com maior frequência.

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Biografia do Autor

Beatriz Arruda Acosta Ferreira da Cruz, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Campus de Cáceres- MT.

Priscila Borges Coutinho, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística, na linha de Pesquisa: Estudo de Processos Linguísticos, PPGL-Programa de Pós Graduação em Linguística, UNEMAT, campus de Cáceres- MT. Mestre em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT .Campus de Cáceres- MT. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT) (2008). Pós graduada em Língua Inglesa pela FIJ- Faculdades Integradas de Jacarépaguá-RJ. Graduada no curso de Pedagogia, pela instituição UNIGRAN. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia Darwin. Possui experiência em docência em escolas regulares e também em cursos de idiomas. Fala e escreve e ouve o Inglês fluentemente.Atualmente atua como servidora pública efetiva do Estado de Mato Grosso, através do órgão SEDUC- Atuando como professora de Língua Estrangeira ( Inglês), na Educação Básica. Possui curso de aprimoramento em Língua Inglesa( Inglês como segunda Língua, ESL) na Carolina do Norte, NC, USA, e na Illinois State University, Universidade de Illinois, na cidade de Normal, USA, com a duração de 6 semanas através do Programa PDPI ( Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês), apoiados pela CAPES e Fulbright. Possui curso de Libras Básico pela instituição Federal IFMT. Possui experiência como Tradutora/ Intérprete em Lingua estrangeira Inglês em Eventos Acadêmicos e traduções de Abstract.. Possui Exame Internacional Linguaskill de Cambridge, nível B2

Daniele Angélica Borges Foletto, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Campus de Cáceres- MT. Possui graduação em letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007) pedagogia pela FAEST(2018) e especialização em Fundamentos da Educação: didática e docência do ensino superior por UNIVAG (2011). Atualmente é professora efetiva de Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso e Professora interina da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT Campus de Tangará da Serra-MT.

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Publicado

12-07-2025

Como Citar

Cruz, B. A. A. F. da, Coutinho, P. B., & Foletto, D. A. B. (2025). “O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇO?” – UMA ANÁLISE DO USO DO MODO VERBAL INDICATIVO PELO SUBJUNTIVO NA FALA DE CÁCERES-MT: “WHAT DO YOU WANT ME TO DO?” – AN ANALYSIS OF THE USE OF THE INDICATIVE VERB MODE BY THE SUBJUNCTIVE IN THE SPEECH OF CÁCERES-MT. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(42), 1–24. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8850